postado em 29/12/2010 17:08
Aumentou para 19 o número de municípios afetados pela chuva no Espírito Santo. Segundo a Defesa Civil do estado, 1.577 pessoas estão desalojadas, ou seja, precisaram deixar suas casas, mas ficaram em casas de amigos ou parentes. Há ainda cerca de 173 pessoas desabrigadas, precisando de alojamento em abrigos das prefeituras.Na BR-262, que liga o Espírito Santo aos estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul, parte da pista próxima ao Posto Sete Belo, no Km 08, foi interditada devido a alagamentos.
A Defesa Civil informou que, agora, além dos municípios de Itarana, Itaguaçu, Muqui, Santa Maria de Jetibá, Mimoso do Sul e Laranja da Terra, atingidos pelas fortes chuvas do último domingo, foram incluídos na lista dos que tiveram prejuízos os municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Iúna, Ibitirama, Santa Leopoldina, Ibatiba, Bom Jesus do Norte e Colatina.
Os municípios de Bom Jesus de Norte, Muqui, Itarana, Santa Maria de Jetibá e Cariacica pediram assistência humanitária e o envio de materiais como cestas básicas e colchões para atender a população afetada.
Na região da Grande Vitória, foram registrados alagamentos em Vila Velha, Viana, Cariacica e Serra. Em Fundão, o nível do rio aumentou em 2,2m, deixando em estado de alerta a Defesa Civil local.
A previsão da meteorologia para esta quinta-feira (30/12) é de chuvas intensas nas regiões serrana, nordeste (áreas próximas ao litoral) e noroeste do estado. As chuvas deverão ocorrer de forma localizada, podendo vir acompanhadas de rajadas de ventos fortes e descargas elétricas. Não se descarta uma eventual queda de granizo.