João Henrique do Vale/Estado de Minas
postado em 29/12/2010 17:18
Desde o início da temporada das chuvas, que começa em outubro e termina em abril, 38 cidades mineiras já decretaram estado de emergência. Segundo informações da Defesa Civil, dez pessoas já morreram este ano em decorrência das chuvas e outras 29 ficaram feridas. Mais de 10 mil pessoas ficaram desalojadas e 837 ficaram desabrigadas.Ainda segundo a Defesa Civil, 3.199 casas foram danificadas, 111 ficaram destruídas. Já as pontes, 263 ficaram danificadas e 48 foram destruídas.
Mortes
Somente na madrugada desta quarta-feira (29/12) quatro pessoas morreram. Em Lajinha, na Zona da Mata, o deslizamento de um barranco soterrou uma casa matando três pessoas da mesma família.
De acordo com Corpo de Bombeiros, a casa foi atingida por um barranco de aproximadamente 30m de altura, que desprendeu de uma rocha localizada atrás do imóvel. No momento do acidente, quatro pessoas estavam na residência, os pais e dois filhos.
A mãe, Maria Rosângela do Carmo, de 35 anos, e os filhos, Eduarda Vitória Barros, de 5, e Wendel Riam do Carmo Barros, de 2, morreram cobertos pela terra. O pai foi socorrido com vida por vizinhos. Os bombeiros precisaram de uma retro-escavadeira para localizar e resgatar os corpos das vítimas.
Em Ponte Nova, também na Zona da Mata, um homem de 73 anos morreu soterrado. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima dormia quando o quarto em que estava foi atingido por um deslizamento, que destruiu o cômodo. O corpo de Antônio Caetano da Silva foi encontrado em meio aos escombros.