postado em 30/12/2010 16:00
Rio de Janeiro - O município de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, vai abrigar a primeira Estação Trabalho do país. O projeto, do ministério do Trabalho e Emprego (MTE), prevê a construção de uma unidade de serviços que funcionará como mercado popular para receber ambulantes da cidade, que poderão vender seus produtos.O local também terá uma área será destinada a projetos de qualificação profissional de trabalhadores da região e a atividades de cultura e lazer. O convênio que prevê a instalação da Estação de Trabalho foi assinado hoje (30) entre o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e a prefeitura de São Gonçalo. Ele prevê investimentos de R$ 6,3 milhões, sendo R$ 5,3 milhões correspondentes a recursos federais e o restante, do município.
De acordo com Lupi, o projeto será fundamental para tirar da informalidade cerca de 300 trabalhadores. ;A principal consequência dessa iniciativa é garantir dignidade ao trabalhador que hoje atua de maneira desordenada e informal. Neste espaço público estarão agrupados microempreendimentos que vão ajudar a gerar emprego e renda;, disse.
Para o secretário de Trabalho de São Gonçalo, Henrique Porto, a formalização trará impactos diretos sobre a economia do município, que conta com mais de 1 milhão de habitantes. ;O crescimento da economia da cidade está relacionado à oportunidade de trazer à formalidade esse contingente enorme de pessoas que trabalham na informalidade;, disse..
No espaço integrado, além da comercialização de produtos, também serão oferecidos serviços de acesso ao microcrédito, entretenimento, área de convivência e praça de alimentação. A estação será construída na Rua São Pedro de Alcântara, no bairro do Alcântara, e terá três pavimentos. A previsão é que as obras sejam concluídas até agosto de 2011.