Brasil

Chuvas deixam 47 cidades mineiras em situação de emergência

Número de municípios afetados já chega a 76. Nas estradas federais de Minas, 85 pessoas perderam a vida em acidentes durante o feriado

postado em 03/01/2011 15:43

Cristiane Silva

Já são 47 as cidades que decretaram situação de emergência por causa das chuvas em Minas Gerais. De acordo com o último boletim da Defesa Civil Estadual, mais de 1,15 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas, sendo mais de 900 mil em Belo Horizonte (MG).

Desde o início da temporada de chuvas, em outubro, 15 pessoas morreram, entre elas cinco crianças. Mais de 3 mil casas foram danificadas e 153 foram destruídas, deixando 1.568 pessoas desabrigadas. Outras 12.115 tiveram que ser retiradas de suas moradias por risco de desabamento.

Previsão de chuva forte

A Defesa Civil também alerta para o risco de temporais até a próxima quarta-feira por causa da frente fira que atua no estado. Deve chover forte nas regiões Oeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Sul do estado. O volume de precipitação acumulado pode chegar a 100 milímetros.

A tendência é de que a nebulosidade diminua nas outras regiões a partir de quarta-feira, mas o aumento da temperatura e a umidade podem provocar pancadas de chuva no período da tarde em todas as regiões.

Mortes nas estradas mineiras


A chuva também contribuiu para os acidentes nos feriados de Natal e Réveillon, onde 85 pessoas morreram nas estradas federais de Minas Gerais. Segundo o balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF), de 17 de dezembro até o domingo, dia 2 de janeiro, foram registrados 1.895 acidentes. O número de batidas aumentou em relação ao mesmo período do ano anterior, que registrou 1.728 ocorrências. Porém, este ano o total de mortes diminuiu em relação às 93 vítimas fatais registradas de 2009 para 2010.

O fim de semana do ano novo registrou quatro mortes a mais que o feriado de Natal. Do dia 24 ao dia 26 de dezembro foram 15 mortes e do dia 31 à 2 de janeiro, 19 pessoas morreram.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação