Brasil

Transição de governo atrasa emissão dos novos registros de identidade civil

postado em 06/01/2011 21:06
Embora tenha sido lançado nacionalmente há uma semana, o cartão do Registro de Identidade Civil (RIC) ainda vai demorar a ser emitido. Segundo o secretario executivo do Comitê Gestor do RIC, Paulo Airan, o período de transição de governo atrapalhou o início do processo de troca da cédula da carteira de identidade (RG) pelo cartão do RIC.

As primeiras cidades que receberão o projeto piloto no próximo ano serão Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO). Os moradores dessas cidades, contemplados nesta etapa inicial, receberão uma carta indicando a possibilidade de troca do RG pelo RIC, além do local onde o novo documento poderá ser retirado.

;As cartas ainda não estão sendo emitidas por causa da transição [de governo]. O lançamento do RIC foi quase no último dia de dezembro. Além disso, tem toda uma mudança nos governos estaduais e no governo federal. O ministério também está passando uma série de mudanças. A carta já tem um modelo pronto;, afirmou Airan.

A previsão do secretário executivo é que a convocação por carta comece entre os dias 10 e 15 de janeiro. De acordo com ele, as pessoas contemplados para a troca dos documentos foram selecionados aleatoriamente. ;Cada estado enviou ao Ministério da Justiça uma relação de pessoas que ele mesmo relacionou com base em cadastros recentes. Cerca de 125 mil pessoas vão receber o RIC nesta primeira etapa.;

A nova identidade é um cartão magnético, com impressão digital e chip eletrônico, que incluirá informações como nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade e assinatura, entre outros dados. O Ministério da Justiça estima que a substituição da carteira de identidade será feita, gradualmente, ao longo de dez anos.

A emissão do RIC em 2011 será custeada pelo Ministério da Justiça, a pessoa não precisará pagar pela troca. Segundo o ministério, o investimento no primeiro ano será de cerca de R$ 90 milhões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação