Brasil

Estiagem no sul do RS agrava prejuízos na produção de carne bovina

postado em 08/01/2011 14:01
Mais dois municípios devem decretar situação de emergência no Estado do Rio Grande do Sul por causa da estiagem. Em Lavras do Sul, o rebanho bovino de 310 mil cabeças sofreu perdas significativas.

Segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, a produção anual de 97 mil terneiros cairá para 30 mil.

O vice-prefeito Paulo Cesar Moreira diz que a estimativa é que o rendimento do gado de corte caia 20%. Ele explica que mais de mil produtores rurais estão sem água nas propriedades e que o decreto será assinado em dois dias.

Já o prefeito de Hulha Negra, Carlos Machado, notificou a Defesa Civil e neste final de semana reúne a documentação necessária para que o decreto seja oficializado na segunda-feira. O município foi um dos beneficiados com a verba liberada pela Fundação Nacional de Saúde, mas, segundo o prefeito, os R$ 274 mil que Hulha Negra deve receber não serão suficientes para sanar os problemas da seca.

Três municípios já decretaram situação de emergência em função da seca no Estado: Herval, Pedras Altas e Candiota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação