Brasil

Representantes do governo visitarão municípios afetados pelas chuvas em MG

Estado de Minas
postado em 08/01/2011 16:16

João Henrique do Vale

Representantes do governo de Minas vão visitar 13 municípios que sofreram grandes prejuízos e tiveram um número grande de pessoas afetadas por inundações e desabamentos, causados pela chuva. As cidades começam a ser visitadas a partir deste sábado. De acordo com o governo, as visitas tem como objetivo analisar o cenário de cada município.

Durante cinco dias serão visitadas Machado, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Rio Pomba, Ubá, Cataguases, Muriaé, Lajinha, Entre Folhas, Governador Valadares, Goiabeira, Mantena e Resplendor. De acordo com a Defesa Civil, esses locais já foram visitados por técnicos, que fizeram as análises preliminares e levaram ajuda humanitária.

As visitas vão começar no Sul do Estado, já que a região é uma das mais afetadas pela chuva. Em Pouso Alegre será reativado, no 20; Batalhão da Polícia Militar, um depósito avançado para recebimento e estocagem de ajuda humanitária.

A Defesa Civil mantém a orientação à população quanto ao risco de deslizamentos. O grande volume de chuvas que caíram no Estado deixaram o solo saturado e instável, o que aumenta o risco de deslizamentos. Além disso, as pessoas que moram em áreas de riscos devem ter atenção, pois também há o risco de enchentes, desabamentos e alagamentos.

Estado de Emergência

A Defesa Civil registrou mais quatro situações de emergência nessa sexta-feira e o número de municípios com o decreto já chega a 63. A cidade de Divinolândia de Minas, atingida por enxurradas entrou na lista, junto com São Geraldo do Baixo, afetada por vendavais, Espírito Santo do Dourado, onde aconteceram deslizamentos de terra, e Ouro fino, que registrou inundações.

Os números das chuva em Minas Gerais mudam todos os dias e o saldo deixa o Estado em alerta. Já são 108 cidades afetadas pelos temporais. As pessoas atingidas com prejuízos causados pelas águas são 1.189.007 e os mortos confirmados pela Defesa Civil são 16.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação