Brasil

Qualidade da água de rios paulistas é regular

postado em 08/01/2011 16:20

São Paulo ; Os três rios paulistas incluídos no estudo da organização não governamental (ONG) SOS Mata Atlântica sobre a qualidade das fontes de água do país tiveram o nível de qualidade de suas águas classificado como regular. De acordo com Vinicius Damazio, geógrafo da ONG, o nível regular significa que a qualidade da água, na verdade, é ;sofrível, longe de estar bom [o nível de qualidade];.

Foi nessa situação que os pesquisadores encontraram as águas do Rio Tietê, na altura de Mogi das Cruzes; do Paraíba do Sul, na região de São José dos Campos; e da nascente do Rio Bussocaba, em Osasco. Segundo Madazio, ;de forma genérica;, a maior parte dos rios e córregos de São Paulo está em situação semelhante.

As análises mostram, de acordo com o geógrafo, que a maior parte da poluição é causada pelo lançamento de esgoto e de vestígios da adubação química usada nas lavouras. Ele disse que, embora o quadro seja preocupante, os grandes investimentos em saneamento têm colaborado para a melhora desse cenário nos nos últimos anos.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), por exemplo, já investiu US$ 2,1 bilhões desde 1992 no projeto de despoluição da Bacia do Tietê, segundo informações da Secretaria de Estado de Saneamento e Energia. O dinheiro fui usado na construção de estações de tratamento de esgoto e na ampliação da rede de coleta. Até 2015, a previsão é que sejam investidos mais US$ 1,05 bilhão para elevar a coleta de esgoto dos atuais 85% das residências para 87% e o índice de tratamento de 72% para 84%.

Madazio ressalta, no entanto, que nas cidades que não recebem os serviços da Sabesp os investimentos não costumam ser tão expressivos. ;Onde a Sabesp não atua, os municípios são responsáveis;. Segundo ele, a atuação da própria companhia fora da região metropolitana da capital não parece ser tão eficiente. ;Ela atua com muito mais firmeza na região metropolitana do que no interior do estado;.

Além disso, o especialista chama atenção para a chamada ;poluição difusa;, gerada principalmente pelo lixo das ruas que é levado pelas chuvas. De acordo com ele, esse tipo de contaminação é responsável por cerca de 30% da sujeira nos corpos de água.

;Evitar essa poluição depende muito dos cidadãos;, diz o geógrafo. Por isso, ele defende a importância de ações de sensibilização da população. Para ele, uma medida positiva seria o Poder Público conceder incentivos para que as pessoas conectem suas residências à rede de esgotos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação