Brasil

Chuvas continuam castigando cidades do Sul de Minas

Estado de Minas
postado em 12/01/2011 15:38
As chuvas continuam castigando cidades do Sul de Minas Gerais. Ao todo são 400 pessoas desalojadas e 5 mil atingidas pelas enchentes. Nessa terça-feira o Rio Capivari transbordou, inundando vários bairros na cidade de Itamonte, na Região Sul. Segundo os Bombeiros, cerca de 5 mil pessoas foram afetadas e pelo menos 100 estão desalojadas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interditou as duas pistas da BR 354, pois 20 barreiras caíram próximo ao município.

A cheia no Rio Capivari atingiu também o município de Itanhandu. De acordo com os Bombeiros, o Rio subiu cinco metros e invadiu casas da cidade, deixando até 100 pessoas desabrigadas. O trecho próximo ao Km 5 da MG-158, que liga Itanhandu ao Vale da Paraíba em São Paulo, foi interditado, por causa de um deslizamento de terra.

Em em Alagoa, na mesma região, os rios Aiuroca e Ribeirão Vermelho, transbordaram deixando cerca de 200 pessoas desalojadas. A cheia no rio deixou o afluente, Rio Franceses, cerca de seis metros acima do nível, atingindo parte da área urbana e duas comunidades rurais, que estão isoladas. Os danos e prejuízos ainda não foram contabilizados. A Defesa Civil vai enviar material de ajuda humanitária e uma equipe de apoio emergencial para o Sul de Minas.

Em Itajubá, uma forte chuva que atingiu a cabeceira do Ribeirão José Pereira, na Serra dos Toledos, durante a madrugada desta quarta-feira, causou alagamento de algumas ruas, especialmente no Bairro Pinheirinho, devido ao transbordamento do ribeirão.

Já são 66 município sem situação de emergência no Estado. Na terça-feira a cidade de Presidente Olegário, na Região Noroeste, atingida por deslizamentos, decretou emergência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação