Brasil

Com estradas interditadas, cidades serranas estão sem água, luz e telefone

postado em 12/01/2011 15:48
O governador Sérgio Cabral solicitou nesta quarta-feira (12/1) ao comandante da Marinha, almirante Júlio Moura, a disponibilização de aeronaves para o deslocamento de homens e equipamentos do Corpo de Bombeiros para os municípios da região serrana do estado do Rio, fortemente atingidos pelo temporal que começou ontem (11) à noite e só terminou no fim da madrugada de hoje (12). Helicópteros das polícias Civil e Militar partiram ainda cedo para a região fazendo o transporte de equipes e suprimentos.

Após sobrevoar os municípios atingidos, o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, classificou a situação como bastante grave, principalmente em Teresópolis e Nova Friburgo. Ele disse que, em alguns locais, o acesso por terra é impossível.

;Nunca vi nada igual, nem mesmo nos deslizamentos em Angra dos Reis no ano passado. Esse é o momento de ver o que pode ser feito para resolver a situação dessas pessoas, buscando, principalmente, desobstruir as estradas e garantir o acesso de serviços e apoio para devolver a normalidade à população;, afirmou Pezão.

Para acelerar o desbloqueio das estradas de acesso às cidades serranas, o subsecretário executivo estadual de Obras, Hudson Braga, solicitou ao presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), Luiz Antonio Pagot, a liberação de equipamentos. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e empresas que fazem obras de contenção de encostas e terraplanagem na região também estão ajudando a remover as barreiras e recuperar o asfalto que cedeu em alguns pontos.

Ainda segundo Braga, as rodovias deverão ser liberadas em meia pista nas próximas quatro horas, para permitir a chegada de mais equipamentos às cidades atingidas. Ele destacou que a prioridade é, além da desobstrução das estradas, o atendimento às vítimas dos deslizamentos.

A prefeitura de Nova Friburgo decretou estado de emergência. A precipitação de chuva chegou a 260 milímetros (mm) em 24 horas, superior ao esperado para todo o mês de janeiro (180 mm). O fornecimento de energia elétrica foi interrompido na cidade e, segundo o tenente-coronel Alexandre Rocha, que coordena os trabalhos na Central Operacional da Defesa Civil do estado, há muita dificuldade de comunicação telefônica, tanto fixa quanto móvel.

Nos distritos turísticos de Lumiar e São Pedro da Serra, em Nova Friburgo, a população está sem água, luz e telefone desde a madrugada. O acesso à Nova Friburgo foi interrompido por causa da queda de barreiras na RJ 142. Em Teresópolis, vários bairros estão isolados e também falta energia elétrica em algumas áreas.

A concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica informou que já restabeleceu o serviço para 42 mil dos 75 mil clientes da cidade. Grande parte dos moradores dos bairros Alto, Comary, São Pedro, Várzea e Barra do Imbuí já estão com o fornecimento normalizado. Em relação ao município de São José do Vale do Rio Preto, o fornecimento de energia ainda está interrompido devido à queda de 12 postes de grande porte, visualizados pelas equipes que sobrevoaram a área de helicóptero.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação