Luana Cruz
Sobe para 70 o número de cidades em situação de emergência em Minas Gerais. Na quarta-feira, Guaraciaba, na Zona da Mata, Inhapim, no Vale do Rio Doce, Maria da Fé e Itamonte no Sul de Minas, entraram para a lista de municípios em emergência. Estas cidades foram castigadas por inundações e enxurradas.
De acordo com a Defesa Civil, já são 1.234.386 pessoas afetadas pelos prejuízos da chuvas no Estado. Mais três cidades comunicaram às autoridades sobre prejuízos com as chuvas. São elas Pains, na Região Centro-Oeste, Santana do Deserto, na Zona da Mata e Alagoa, no Sul de Minas. Todas foram atingidas por inundações.
Em Montes Claros, Norte de Minas, os bombeiros foram chamados para vistoriar duas casas com risco de desabamento. Numa delas, no Bairro Santos Reis, um muro de arrimo ameaçava cair devido ao acúmulo de terra e água das chuvas.
O Corpo de Bombeiros escorou o muro com alguns caibros e pedaços de madeira, realizou algumas amarrações e orientou os moradores quanto aos perigos do local. Na segunda residência, no Bairro Santos Reis, um muro começou a apresentar várias trincas ameaçando quatro residências. Bombeiros isolaram o local e orientaram os moradores.
Na madrugada desta quinta-feira (13/1), a Defesa Civil de Belo Horizonte registrou sete ocorrências, a maioria delas de trincos e riscos de deslizamentos de encostas.
Previsão
O tempo deve ficar instável com muitas nuvens e chuva em grande parte de Minas Gerais. No Triângulo, Oeste, Centro, Norte e Leste o dia ficará nublado com chuvas no decorrer do dia. O Sul e a Zona da Mata registram nebulosidade variável e pancadas de chuva.
Em Belo Horizonte, o dia ficará nublado com chuvas esparsas. As temperaturas deverão variar entre 19;C, durante a madrugada e máxima de 26;C, no período da tarde.