Brasil

Sobe para 74 total de municípios mineiros em situação de emergência

postado em 14/01/2011 14:21
Subiu de 70 para 74 o número de municípios que decretaram situação de emergência por causa da chuva em Minas Gerais. Entraram na lista São Sebastião da Bela Vista, Conceição do Rio Verde, Pouso Alegre e São José do Goiabal.

As cidades de Alagoas, Itamonte e Carvalhos se encontram em pior situação devido às chuvas. Em Alagoas, os moradores estão isolados por causa da queda das barreiras que dão acesso à cidade. A Defesa Civil do estado estuda uma maneira de fazer o abastecimento de água no município.

Boletim divulgado na manhã desta sexta-feira (14/1) pela Defesa Civil de Minas Gerais registra o total de 16.975 desalojados, 2.345 desabrigados, 72 feridos e 16 mortos na região. De acordo com o chefe do Centro de Controle de Emergência da Defesa Civil, capitão Anderson Passos, todas as medidas possíveis estão sendo tomadas, como o abastecimento de água, distribuição de cesta básica, colchões, telhas e kits higiênicos.

;A ajuda do Departamento de Estradas de Rodagem [DER] tem sido muito importante na desobstrução das pistas e das quedas de barreiras. A previsão é que as chuvas continuem até, pelo menos, terça-feira [18]. O solo já está encharcado e qualquer chuva pode piorar a situação. A recomendação é que os moradores fiquem atentos e se for preciso deixem suas casas;, orienta o capitão Passos.

Segundo ele, é dever da prefeitura de cada município tomar medidas de prevenção às catástrofes naturais. ;O ideal seria que não deixassem a população ocupar as regiões de encosta, uma vez ocupadas é necessário um cuidado especial. Esse é um problema histórico no Brasil, as medidas só são tomadas na véspera das chuvas.;

O professor do Instituto de Geociência da Universidade de São Paulo (USP) Edílson Pissato destaca revela que é possível fazer mapeamentos, indicando áreas e seus graus de risco. ;A partir desses mapeamentos é possível prevenir a população, executar obras de contenção e tomar medidas emergenciais;, diz. Ele ressalta que as catástrofes que ocorreram nos últimos dias poderiam ter seus efeitos minimizados caso os mapeamentos fossem utilizados de forma correta.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de tempo encoberto, com pancadas de chuvas na Região Sudeste durante todo o dia. Em Minas Gerais, uma frente fria mantém o tempo instável e com muitas nuvens.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação