Brasil

Produtor da região serrana terá mais tempo para pagar taxa de uso da Ceasa

postado em 14/01/2011 16:08
Os produtores familiares da região serrana do Rio afetados pelas chuvas dos últimos dias terão mais tempo para pagar a taxa de uso das instalações da Central de Abastecimento do Estados do Rio de Janeiro (Ceasa). A medida, anunciada hoje (14), quer evitar o desabastecimento de hortaliças e legumes no estado. A região serrana é maior produtora de legumes e verduras do estado.

A sitiante Maria de Fátima Anselmo, de Petrópolis, conta que a enxurrada da madrugada de quarta-feira (12) arrasou toda a plantação de chuchu, um canteiro de flores comestíveis e o maquinário utilizado no semeio. "O meu prejuízo é de cerca de R$ 10 mil", estimou ela.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento, o produtor que comercializa na Ceasa terá um período de carência para o pagamento da tarifa de uso do entreposto. A Ceasa monitora o preço de 35 produtos e, desde ontem, registrou aumento de preços em mais da metade deles. Os maiores reajustes foram verificados no alface, no tomate e na salsa.

A secretaria informou que, hoje, o movimento de caminhões aumentou e os preços estão se normalizando. "Com essa melhoria, a retomada dos preços recua, alcançando novamente patamares próximos aos praticados antes da tragédia", informou a nota divulgada pela secretaria.

Além de ampliar o prazo de pagamento para os produtores, a Ceasa montou um gabiente de gestão de crise para administrar o recebimento e a distribuição de donativos às vítimas da tragédia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação