Cristiane Silva
Subiu para 80 o número de municípios em situação de emergência por causa da temporada de chuvas em Minas Gerais. Na sexta-feira, Açucena, no Vale do Rio Doce, Lagamar, Região Noroeste do estado, Miradouro, na Zona da Mata, Aiuruoca e Careaçu, ambas no Sul de Minas, entraram na lista. De acordo com o boletim da Defesa Civil, os cinco municípios sofreram com alagamentos devido a temporais.
Até a manhã deste sábado, a cidade de Alagoa, também no Sul do estado, foi a última a decretar situação de emergência depois de ser atingida por enxurradas. Já são 128 cidades afetadas pelos temporais e 17.140 pessoas desalojadas. Conforme a Defesa Civil, desde novembro do ano passado, 16 pessoas morreram.
Previsão do tempo
Segundo a Defesa Civil, a frente fria que chegou a Minas na terça-feira dá sinais de que está perdendo a força, mas ainda deve trazer chuvas até meados da próxima semana.
Neste sábado, as chuvas mais intensas, a qualquer hora do dia, são esperadas nas regiões Noroeste, Centro, e Sul de Minas, incluindo as bacias dos rios Sapucaí e Verde, Zona da Mata e bacia do Rio Doce. Em algumas localizadas a chuva poderá ser forte, vindo acompanhada de raios e rajadas de vento. No Triângulo, Norte de Minas e Jequitinhonha, são esperadas pancadas de chuva à tarde.
No pontal do Triângulo e extremo leste do Jequitinhonha, o sol aparece entre nuvens e há pouca possibilidade de chuvas. Na capital mineira, o dia ficará encoberto com previsão de chuvas e pancadas ao longo do dia. As temperaturas variam entre 19;C, durante a madrugada e à tarde podem chegar à máxima de 25;C.