postado em 15/01/2011 18:26
Rio de Janeiro - O hospital de campanha da Marinha começou a funcionar neste sábado (15/1) em Nova Friburgo e já fez 292 atendimentos. Com 264 mortes, o município é o mais castigado pela forte chuva e pelos deslizamentos de terra ocorridos na última quarta-feira (12/1).Dos atendimentos feitos até o momento, 75% são casos clínicos, 20% ortopédicos e 5% psiquiátricos, segundo nova da Marinha.
Nesta sexta-feira (14), ainda durante a fase de montagem, a unidade já havia feito alguns atendimentos. O hospital conta com seis ambulâncias - duas com unidades de tratamento intensivo - e 22 médicos e profissionais da área de saúde.
No efetivo médico estão oito clínicos gerais, três ortopedistas, cinco cirurgiões, três pediatras e três anestesistas, além de profissionais de outras áreas de saúde. Quinze voluntários da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais trabalham na organização interna do hospital.
A Marinha também está fazendo o transporte do pessoal da Força Nacional de Segurança e do Corpo de Bombeiros, com o helicóptero UH-14 Super Puma, e apoio ao resgate de vítimas, com uma aeronave UH-12 Esquilo.
[SAIBAMAIS]Neste sábado (15/1), as aeronaves transportaram equipes médicas e de bombeiros às localidades de Campo Coelho, Banquete e São Geraldo, em Nova Friburgo. Em Campo Coelho, foram entregues 400 litros de água e resgatados seis feridos, levados ao hospital de campanha do Corpo de Bombeiros, o mais próximo do local. Em Banquete, foi feito o resgate médico de uma mulher e entregues água e mantimentos aos moradores.
As aeronaves também foram usadas em voos de reconhecimento na localidade de São Geraldo, para planejamento de ação de ajuda às vítimas. Cerca de 150 homens da Marinha estão em Nova Friburgo.