Brasil

Chuvas na serra fluminense provocaram mais deslizamentos. Hoje pode chover

postado em 16/01/2011 09:57
A chuva não deu trégua à serra fluminense no quinto dia depois da ocorrência dos primeiros deslizamentos e alagamentos provocados pela força e volume das águas que caem na região. Em Nova Friburgo, por exemplo, o centro da cidade voltou a ficar alagado na tarde de ontem e a defesa civil municipal entrou em estado de alerta. Isso porque novos deslizamentos foram verificados, além do transbordamento do Córrego Dantas. A continuidade da precipitação prejudica o trabalho de resgate, já que intensifica o isolamento de diversos bairros nas cidades mais atingidas. Na tarde de ontem, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez um alerta sobre a possibilidade de mais pancadas de chuva e trovoadas no Rio de Janeiro, ao longo do dia de hoje. A previsão aponta para condições favoráveis de chuvas moderadas a fortes na região serrana do estado. A prefeitura do Rio de Janeiro também entrou em estágio de atenção desde às 14h20 de ontem em função da chuva. O Centro de Operações informou que nuvens carregadas se desenvolveram e podem prejudicar as vias do município.

A secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro divulgou balanço parcial, na noite de ontem, contabilizando 605 pessoas mortas em quatro municípios: em Nova Friburgo, foram verificadas 270 mortes; em Teresópolis, 262; em Petrópolis, 55; e em Sumidouro, 18. A prefeitura de São José do Vale do Rio Preto confirma duas mortes na cidade. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), decretou luto oficial no estado, por sete dias, pelas vítimas das chuvas. A contagem dos dias começa na próxima segunda-feira, quando será publicado um decreto no Diário Oficial. Ainda de acordo com a secretaria estadual, existem cerca de 13.800 pessoas desalojadas e desabrigadas na região serrana. A secretária de saúde de Teresópolis, Solange Sirico Costa, fez um apelo: ;Ainda precisamos de voluntários. Estamos com 1.200 profissionais da rede públcia trabalhando e muitos voluntários, mas as pessoas se cansam. Estamos avaliando a situação de pessoas em abrigos e atendendo regiões onde só conseguimos chegar a pé. Também fazemos orientações à saúde, já que o lençol freático e a lama estão contaminados;, disse.

Salvamento

O apoio à região vem de diversas maneiras. As Forças Armadas já começaram a atuar nas operações de salvamento às vítimas das chuvas, e a FAB (Força Área Brasileira) montou um Subcentro de Operações de Busca e Salvamento no 32; Batalhão de Infantaria Motorizada, no município de Petrópolis. O governo de São Paulo também cedeu, ontem, dois helicópteros que serão usados para o resgate de pessoas ilhadas e no transporte de alimentos, água, remédios e equipes médicas e de socorro.

Desde o início da tragédia, os governos federal e do Rio de Janeiro começaram a receber várias mensagens de solidariedade de Nações em todo mundo. Na sexta-feira, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, enviou uma carta para a presidente Dilma Rousseff, se dizendo ;profundamente comovido e entristecido; com os fatos ocorridos no Brasil. O ministro de Negócios Estrangeiros do Canadá, Lawrence Cannon, também manifestou condolências aos brasileiros. ;Exprimo nossa solidariedade para com todos os que foram afetados pelas inundações devastadoras;, disse Cannon. O embaixador de Israel no Brasil, Giora Becher, enviou mensagem ao governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), dando as ;sinceras condolências pelasa perdas humanas e materiais sofridas pelo estado;.

No município de Areal, cerca de 30 imóveis localizados à beira-rio foram arrastados pela força das águas, as ruas foram cobertas de lama e quase mil pessoas estão desabrigadas. No entanto, um aviso sonoro para que os moradores deixassem suas casas pode ter sido fundamental para que a cidade não registrasse mortes por causa das chuvas. Assim que soube que uma tromba d;água arrasara São José do Vale do Rio Preto, a cerca de 40 quilômetros, o prefeito Laerte Calil de Freitas colocou um carro de som para percorrer as margens dos rios que cortam o município, pedindo a saída dos moradores.

SOLIDARIEDADE DO PAPA
; O papa Bento XVI enviou mensagem de solidariedade aos atingidos pela tragédia. Na última sexta-feira, ele enviou comunicado no qual implora assistência divina para todos os que sofrem com a tragédia. ;Informado sobre as trágicas consequências das inundações que semearam luto e devastação em tantas famílias do estado do Rio de Janeiro, o sumo pontífice deseja assegurar a toda comunidade local a sua solicitude, recomendando as vítimas à misericórdia de Deus e suplicando conforto e apoio para suas famílias, para os feridos e quantos perderam seus bens. Para todos os provados por esse drama, sem se esquecer das pessoas que participam na obra de socorro e assistência, sua santidade Bento XVI invoca reconfortantes graças divinas em penhor das quais lhes concede paterna benção apostólica;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação