Brasil

Cerca de 90% dos clientes da região serrana do Rio voltam a ter energia

postado em 16/01/2011 17:35
Rio de Janeiro - A concessionária Ampla, que fornece energia elétrica para os municípios da região serrana do estado afetados pelas fortes chuvas dos últimos dias, já conseguiu normalizar o serviço para 93% dos 105 mil clientes que ficaram às escuras a partir da madrugada da última quarta-feira (12/1). Ainda assim, cerca de oito mil clientes de áreas isoladas continuam às escuras.

Em São José do Vale do Rio Preto, 2.440 mil clientes tiveram o abastecimento restabelecido na noite de sábado, restando na cidade 27% sem energia, a maioria em áreas ainda sem acesso. O município ficou totalmente isolado por dois dias e ainda há mais 3 mil clientes sem energia em localidades que nem a Defesa Civil conseguiu chegar até agora.

O diretor de Relações Institucionais da Ampla, André Moragas, disse que não há como estipular um prazo para que os serviços sejam normalizados nessas comunidades em razão das dificuldades de acesso.;A gente gostaria muito de poder estipular um prazo para o pleno restabelecimento da energia para esses 8 mil clientes, mas como eles estão em áreas muito isoladas, a gente não tem como definir um prazo para esses 7% de clientes da rede que ainda continuam às escuras;.

De acordo com Moragas, a empresa está fazendo um trabalho programado com a Defesa Civil para que os técnicos possam entrar e restabelecer a rede nesses locais.;Há áreas onde, também parceria com a Defesa Civil, a gente vem mantendo a rede desligada por uma questão de segurança. São locais em que a própria Defesa Civil nos pediu para manter a rede desligada por conta de riscos de novos desabamentos e para que a situação não possa ser agravada por problemas decorrentes de descarga elétrica.;

André adiantou que a distribuidora trabalha ininterruptamente para reconstruir a parte da rede destruída na região serrana. Segundo ele, em Teresópolis, por exemplo, 96% do serviço já foram restabelecidos. Nos municípios de Petrópolis e Areal, por sua vez, o índice é de 91,5%. ;Mas o fornecimento continua suspenso em localidades onde há risco de acidentes elétricos, a pedido da Defesa Civil. Dos 105 mil clientes afetados, a distribuidora já normalizou o serviço para 98 mil.;

O diretor da Ampla explicou que no momento critico, na madrugada de quarta-feira, a concessionária teve que fazer trabalhos de remanejamento de carga e isolamento da rede para evitar problemas ainda maiores.

O diretor de Relações Institucionais da Ampla informou que a empresa vem procurando atender as localidades ainda isoladas com geradores de modo a colocar em funcionamento pelo menos os serviços emergenciais. A empresa está dando prioridade para o restabelecimento de energia em hospitais, postos de saúde, delegacias, colégios e igrejas.

A distribuidora reforçou que os moradores da região serrana afetados pelas chuvas estarão isentos da cobrança de multas e juros na conta de luz de janeiro durante 30 dias após o vencimento.

Duas lojas da concessionário trabalham como pontos de recebimento de doações. Ontem, a Ampla entregou à Cruz Vermelha, em Teresópolis, 31,5 toneladas de alimentos, 72 mil litros de água, dois mil colchões e 10 mil peças de roupas.

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