Brasil

Saiba como ajudar as vítimas das chuvas do Rio de Janeiro

Diário de Pernambuco
postado em 17/01/2011 20:20
Com mais de 600 mortos, os estragos causados pelas chuvas no Rio de Janeiro se apresentam como o maior desastre natural registrado no país. A exemplo da corrente social de mobilização que socorreu pernambucanos da mata sul do estado no ano passado, diversas instituições começam a oferecer formas para que os cidadãos possam contribuir com as vítimas do Rio, mesmo sem sair de casa.

No campo dos sites de compras coletivas, duas grandes redes já disponibilizam meios para doações: Quero Bônus e Peixe Urbano. No primeiro caso, as doações podem ser realizadas com cartões de crédito, boleto ou transferência bancários, cujo valor é de R$ 5. O valor arrecadado será divulgado no próximo dia 23 de janeiro e será repassado à associação sem fins lucrativos Petrópolis Convention & Visitor Bureau.

[SAIBAMAIS]No Peixe Urbano, a oferta denominada ;Peixe do Bem; oferece ajuda à Região Serrana do Rio de Janeiro. A oferta é mais alta: R$ 10. O valor será repassado às vítimas por meio da ONG idealizadora do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, a Move Rio. O valor arrecadado será fechado no próximo dia 21.

Por meio da internet ou de qualquer caixa bancários das redes Banco do Brasil e Bradesco também é possível colaborar para reestruturação da vida das milhares de vítimas do Rio de Janeiro. No Bradesco, o depósito ou transferência bancária pode ser realizado em nome do Fundo Estadual da Assistência Social. A agência em questão é a 6570-6 e a conta corrente, a 2011-7.

No Banco do Brasil, as opções são referentes a cada uma das cidades atingidas pelas chuvas. Assim que o caixa eletrônico é acionado, o usuário receberá a opção de doar a quantia que desejar para qualquer uma das três contas. Para doar para Nova Friburgo, a Agência é a 0335-2 e a conta corrente é a 120000-3. No caso de Teresópolis, a agência é a 0741-2 e a conta, 110000-9. Já Petrópolis recebe doações da agência 0080-9 e da conta 76000-5.

Em Pernambuco, outra forma de doar é por meio de cursos de idiomas estrangeiros e informática. Wizard, Skill e ALPS, além de Microlins, Bit Company, SOS e People, juntas, somam mais de 3 mil unidades franqueadas no Brasil e estão presentes em nosso estado. Com a campanha ;Educação Solidária ; Ajuda Rio;, cada unidade de ensino será também ponto de coleta de donativos. Sâo priorizados garrafas de água mineral, caixas de leite e cobertores.

Por Ed Wanderley

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação