Brasil

Ponte entre Nova Friburgo e Bom Jardim deve começar a ser montada no sábado

postado em 19/01/2011 19:06

Teresópolis (RJ) - O Exército deve começar no sábado (22) a montagem de uma ponte móvel ligando os municípios de Nova Friburgo e Bom Jardim, na região serrana do Rio de Janeiro, atingida por fortes chuvas e avalanches de terra na semana passada.

De acordo com o relações públicas do Exército, major Rovian Alexandre Janjar, a ponte Compact 200, de origem inglesa, deixou o Batalhão de Engenharia de Combate, no Rio Grande do Sul, no início da manhã da última segunda-feira (17) e deverá chegar na divisa dos dois municípios entre sexta-feira (21) e sábado (22).

O início dos trabalhos de montagem dependerá, das condições climáticas, uma vez que a ponte pesa cerca de 300 toneladas. Segundo o oficial, hoje o solo está em condições razoáveis, mas se voltar a chover tende a se deteriorar.

;Para que a ponte possa ser montada dependemos das condições do solo em Bom Jardim e Friburgo. Ela pesa 300 toneladas, tem 60 metros de comprimento e capacidade para suportar até 60 toneladas de carga, sendo apropriada para o tráfego intenso;, disse o oficial.

De acordo com o major, o Exército poderá montar até cinco pontes na região, uma vez que elas são modulares e o tamanho de cada uma dependerá das exigências das localidades.

Além desses 100 metros que estão vindo da Região Sul, o Exército dispõe de mais 60 metros de ponte em Teresópolis e mais 42 metros no Batalhão Escola de Engenharia, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio.

;São 202 metros de ponte que podemos usar na construção de quatro pontes de cerca de 50 metros, ou cinco ou seis um pouco menores. Vai depender das necessidades;, disse o major.

O Exército Brasileiro, por meio do 1; Batalhão Escola de Engenharia (BEsE), já vem realizando trabalhos de desobstrução da estrada que liga o centro de Teresópolis até a região de Sebastiana. A desobstrução da estrada permitirá o transporte e montagem de uma ponte de painéis do tipo Bailey, com capacidade de 80 (oitenta) toneladas sobre o Rio dos Frades, facilitando o acesso de equipes de resgate à região e de outros meios de apoio e serviços. O trabalho deverá estar concluído nas próximas 48 horas.

No km 72 da BR 116, um pelotão de Engenharia está apoiando a população local na retirada de entulhos e escombros, usando máquinas e caminhões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação