Brasil

Ministra diz que Ibama trabalha "normalmente" com presidente substituto

postado em 19/01/2011 20:46
O ex-titular do cargo, Abelardo Bayma, foi exonerado na última quarta-feira. Ele alegou motivos pessoais para deixar o IbamaA ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse nesta quarta-feira (19/1) que não há previsão para indicação de um novo nome para a presidência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O ex-titular do cargo, Abelardo Bayma, foi exonerado na última quarta-feira (12).

;O Ibama segue trabalhando normalmente;, disse a ministra após participar de reunião sobre o setor elétrico no Ministério do Planejamento. Bayma alegou motivos pessoais para deixar o Ibama. No entanto, ambientalistas avaliam que a saída está ligada à pressão sobre o instituto para o licenciamento de obras, mais especificamente a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará.

Até a indicação de um novo nome para comandar o Ibama, o presidente substituto do instituto, Américo Tunes, diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas, está no cargo.

A ministra disse que o Ministério do Meio Ambiente está finalizando um conjunto de regras setoriais para dar mais agilidade ao licenciamento ambiental, tanto no Ibama quanto em instituições ligadas ao processo.

;Vamos criar um sistema online, com troca de informação em tempo real, reunindo todas as informações estratégicas para a tomada de decisão [do licenciamento] na instância técnica e reduzir o custo dos estudos ambientais;, adiantou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação