Brasil

Tubarão e Gravatal, em Santa Catarina, decretam situação de emergência

postado em 19/01/2011 21:03
Mesmo sem famílias desabrigadas pelas fortes chuvas desta terça-feira (18), foi decretada situação de emergência nos municípios de Gravatal e Tubarão, no Sul de Santa Catarina. Os problemas mais graves estão nas localidades do interior, onde estradas e pontes foram danificadas, mas na área central das duas cidades o trânsito de veículos sofreu com alagamentos e enxurradas.

Em Tubarão, 20 famílias precisaram sair de suas casas durante a noite nos bairros Guarda Margem Esquerda, Andrino, Caruru, Sertão da Jararaca, Santo Antônio de Pádua e Oficinas, mas todos já retornaram nesta quarta-feira (19), depois que a água baixou. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, José Luiz Tancredo, a maior preocupação agora é com o interior do município. "Temos estradas, pontes e bueiros danificados pela enxurrada. Calculo pelo menos R$ 1,5 milhão de prejuízo com esse temporal", explica.

Nesta quarta-feira pela manhã, algumas ruas da área central continuavam alagadas e ficaram interditadas. Depois das 12h, a situação foi normalizada. O Rio Tubarão subiu cerca de três metros além do nível normal, mas a situação esteve longe de causar preocupação às autoridades do município.

Em Gravatal, dezenas de propriedades rurais da localidade de Pouso Alto foram inundadas e os criadores de gado foram obrigados e levar os rebanhos para lugares mais altos. A estrada geral da localidade de Várzea das Canoas é a que sofreu os maiores danos com a força da enxurrada.

"Os estragos maiores foram nas estradas, mas felizmente desta vez não tivemos nenhuma ponte levada pela correnteza como em outras oportunidades", diz o prefeito Rudinei Carlos do Amaral Fernandes.

Ainda pela manhã, a SC-438, que liga o Litoral à região serrana, já estava com o tráfego normalizado entre Tubarão e Gravatal. Durante a noite de terça-feira, a pista ficou inundada em pelo menos três pontos e precisou ser interditada durante algumas horas. Depois que a água baixou, foi preciso remover a grossa camada de areia e sujeira que colocavam em risco a segurança dos motoristas.

Na BR-101 o temporal também causou transtornos. No limite entre Laguna e Capivari de Baixo, uma carreta tombou para evitar bater nos veículos que diminuíram a velocidade por causa de um alagamento no quilômetro 324, sentido norte-sul. A carreta, que transportava pisos de Itajaí para Maracajá, ficou no local durante todo o dia e, por causa disso, congestionamentos se formaram nos horários de maior movimento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação