Brasil

Acusado de matar prefeito de Alto Paraíso é preso, mas motivo é mistério

postado em 21/01/2011 08:23
Quatro meses depois do assassinato do prefeito de Alto Paraíso (GO), Divaldo William Rinco (PSDB), 51 anos, a Polícia Civil do estado não chegou a uma conclusão sobre o que teria motivado o crime. Apesar das suspeitas iniciais, as autoridades policiais se mantêm cautelosas ao confirmar divergências políticas como o principal motivo do homicídio. ;Se foi crime passional, premeditado ou político, nós vamos apurar;, destacou o delegado-geral do estado, Edemundo Dias de Oliveira Filho, ao apresentar o principal acusado, Ary Abadia Garcês, 55 anos, preso na última quarta-feira em Betim (MG).

De acordo com Oliveira Filho, nenhuma possibilidade está descartada, mas continua forte a hipótese inicial. ;Crimes políticos são comuns em Goiás, como homicídios, tentativas de homicídio e atentados. Investigamos pelo menos 10 crimes diversos cometidos somente no ano passado. No interior, o acirramento político é maior;, lamenta o delegado. Apesar disso, fontes da Polícia Civil ouvidas pelo Correio não descartam outros fatores, como crime passional.

De acordo com o delegado regional da Polícia Civil de Goiás, Heraldo Augusco, depoimentos de testemunhas apontaram que o acusado e a vítima eram colegas de infância. Por isso, as suspeitas do envolvimento de Ary surpreenderam os cidadãos do município goiano. ;Foi um choque muito grande, tanto pela perda do prefeito, uma pessoa muito querida na cidade, quanto pelo autor, também conhecido como um bom cidadão.;

O delegado Edemundo não adiantou detalhes da investigação, mas disse que, após a descoberta do destino do acusado, seis policiais goianos foram para Belo Horizonte acompanhar parentes da mulher de Ary, que ajudavam o suspeito a se esconder. O acusado chegou a trabalhar como caseiro em Esmeraldas, na Grande Belo Horizonte. A ação contou com o apoio da Polícia Civil de Minas Gerais.

Garcês foi transferido para Goiânia na noite de ontem e deve ser levado ao Núcleo de Custódia de Segurança Máxima de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital.

O acusado é pai do vereador da cidade Hueberton Garcês (DEM) que, na eleição de 2008, apoiou a reeleição do ex-prefeito Uiter Gomes de Araújo (PP). Divaldo venceu Uiter com uma diferença de 114 votos, que gerou um primeiro impasse. As brigas se acentuaram com o início da campanha eleitoral de 2010. Os amigos, mais uma vez, ficaram em lados opostos. Enquanto Ary e o filho apoiaram para o governo de Goiás a candidatura de Vanderlan Cardoso (PR), Divaldo comandou a campanha do candidato Marconi Perillo, do PSDB. Apesar da oposição, a polícia descarta o envolvimento do vereador no crime.

Enterro
Divaldo Rinco (PMDB) foi morto com três tiros na noite de 2 de setembro de 2010, em frente a um bar do município goiano da Alto Paraíso. Ary Garcês virou suspeito do assassinato após os depoimentos de duas mulheres que estavam no local no momento do assassinato.

A morte do prefeito comoveu o município e levou mais de duas mil pessoas, entre familiares, políticos e populares, ao enterro do político tucano. O vice, Álan Barbosa (PSB), assumiu a prefeitura em cerimônia que ocorreu logo depois do enterro.

Beleza natural
Alto Paraíso de Goiás, distante 418 quilômetros de Goiânia, é conhecido pelas belezas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, tem uma população de 6.864 habitantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação