Brasil

MG prevê 500 mil com dengue no estado

Temendo a maior epidemia a ser registrada no estado, Secretaria de Saúde lança hotsite informativo para que internauta aprenda brincando sobre como eliminar o Aedes aegypti

Estado de Minas
postado em 21/01/2011 14:28

Minas Gerais se prepara para enfrentar este ano uma epidemia de dengue que deve afetar meio milhão de pessoas. Esse pode ser o recorde de infecção no estado e representa quase o dobro de contaminados em relação ao ano passado, quando 260.395 mil mineiros contraíram o vírus disseminado pelo mosquito Aedes aegypti. Para combater a ameaça, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), dentro da campanha Agora é guerra, adotou mais uma arma contra a doença e lançou ontem o hotsite www.guerracontradengue.com.br e pôs no ar novamente o Dengue Ville, jogo no Orkut que ensina o usuário a exterminar os focos do mosquito. A estratégia dessa nova batalha é usar a internet e as redes sociais para disseminar informações sobre como acabar com a doença.

De acordo com o secretário Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, a previsão de 500 mil pessoas infectadas pelo vírus da dengue é baseada em um modelo matemático que analisa a curva histórica de contaminação. Apesar de trabalhar com esse contingente, Marques acredita que Minas Gerais não atingirá a marca, equivalente a 0,5% da população do estado. ;Existem outras variáveis que interferem no número de infectados, como a quantidade de chuvas e a temperatura;, afirma.

A principal aposta da SES para combater a dengue será a informação. ;São 15 anos de enfrentamento da epidemia sem êxito. Há uma evidência de que as pessoas conhecem o problema, mas não estão engajadas. Achamos oportuno conquistar esse engajamento por meio do site e das redes sociais. Mais de 80 milhões de pessoas no mundo usam a internet;, ressalta. A SES investiu R$ 150 mil nas ferramentas e pretende alcançar milhões de usuários da rede.

No hotsite www.guerracontraadengue.com.br, o internauta encontra, além das dicas sobre como combater focos do Aedes aegypti, onde estão as unidades de saúde mais próximas de casa, além das ações programadas pela Secretaria de Saúde. De forma lúdica, interessados podem se alistar na guerra contra a dengue. A partir do momento em que eles cumprem as missões, como tampar caixas d;água ou não deixar acumular em pneus, os combatentes vão ganhando novas patentes e melhorando de posição no esquadrão da dengue. Com ferramentas disponíveis no site, os usuários podem informar aos amigos das redes sociais Twitter e Facebook cada nova ação contra a epidemia.

Conforme o envolvimento de cada combatente, a SES envia mensagem convidando para que ele deixe o campo virtual e passe a atuar também na prática. Aqueles voluntários que comprovarem a relevância do trabalho contra a dengue podem concorrer a prêmios. Outra novidade é o retorno do Dengue Ville, espécie de jogo virtual que ensina de forma divertida a exterminar o mosquito da dengue. O aplicativo desenvolvido pela SES para o Orkut ganhará em breve versão adaptada ao Facebook.

COMBATENTE MIRIM

Morador de Divinópolis, no Centro-Oeste, o estudante Gabriel Miranda da Silva, de 10 anos, nem precisou entrar no mundo virtual para mostrar que sabe exatamente como combater a dengue. Em ação de mobilização na cidade, conseguiu eliminar 209 focos do mosquito num só dia e foi eleito o garoto força-tarefa. Em agradecimento ao trabalho prestado à comunidade, Gabriel ganhou da SES um notebook e teve a oportunidade de conhecer o Dengue Ville. ;Fiquei internado dois dias por causa da dengue. Depois disso, comecei a tirar água parada, pneus e outros focos da doença;, conta. Enquanto brinca ao computador, ele dá o recado: ;O jogo é para as pessoas olharem e aprenderem a combater de verdade.;

Além de investir em informação, a SES vai reforçar a atuação de forças-tarefas nas cidades com índices mais altos no Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa). Ano passado, agentes de saúde, do Exército e Aeronáutica recolheram 471,8 mil objetos que podem servir de criadouro para o mosquito em 14 municípios. Em 2011, Curvelo, na Região Central, onde houve crescimento no índice de infestação, foi incluída na lista de cidades a serem visitadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação