Brasil

Para presidente da OAB, ações contra exame da Ordem são tática de guerrilha

postado em 21/01/2011 19:16
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, afirmou hoje (21) que considera ;tática de guerrilha; as diversas ações que estão sendo ajuizadas pelo Ministério Público Federal (MPF) em vários estados para suspender o resultado final do Exame de Ordem 2010-2. ;Essa tática de guerrilha, de fazer pipocar ações no Brasil inteiro, só contribui para criar insegurança jurídica;, disse Cavalcante.

O presidente da OAB afirmou que o MPF deveria unificar as ações em um único foro (no caso, o do Distrito Federal) e que o fato de não fazê-lo é um desrespeito à lealdade que se tem que ter na relação entre advogados e membros do Ministério Público. ;Essas atitudes não dignificam a elevada missão do MPF. Só faz desagregar, desviar o foco de assuntos mais relevantes para a sociedade como o crime organizado e o narcotráfico;.

Só neste mês, representações do MPF no Ceará, no Distrito Federal e em Goiás entraram com ações contestando o exame da Ordem na Justiça. No Ceará, um juiz chegou a determinar que as provas da segunda fase fossem recorrigidas, mas a decisão foi derrubada pelo Tribunal Regional Federal da 5; Região. As ações no Distrito Federal e em Goiás foram ajuizadas esta semana e ainda aguardam julgamento. O exame da OAB 2010-2 foi feito por mais de 100 mil bachareis em direito, mas apenas 16,9 mil foram aprovados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação