postado em 21/01/2011 21:12
Em quatro dias de chuvas que atingem Santa Catarina, 24 cidades tiveram de decretar situação de emergência. Um alerta foi emitido pela Defesa Civil nesta sexta-feira (21/1) para o grande risco de alagamento e deslizamento no sábado e domingo, principalmente nas 35 cidades já atingidas. A região Sul e a cidade de Joinville foram as mais afetadas.O último relatório da Defesa, às 20h de sexta, registrava danos em mais de 2 mil casas. No Estado, 12 mil pessoas tiveram de deixar suas casas e, entre elas, 592 ficaram desabrigadas.
[SAIBAMAIS]Na região de Criciúma, cestas básicas, água e material de limpeza foram distribuídos nesta sexta para 3 mil famílias. Na cidade, 2 mil pessoas estão desalojadas e 200 desabrigadas, mas o número de pessoas que foram prejudicadas pelas chuvas passa de 100 mil. Na cidade vizinha, Siderópolis, a enxurrada levou a cabeceira da ponte sobre o Rio São Bento, no Costão da Serra, e deixou famílias isoladas.
No Norte, 7,4 mil pessoas ficaram desalojadas por causa das chuvas. Em cinco cidades - Joinville, Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim e Schroeder -, quase 190 mil pessoas foram afetadas. Nesta sexta, o dia amanheceu de novo com as ruas alagadas, depois do alagamento de quinta.
As 24 cidades em situação de emergência são: Armazém, Barra Velha, Cocal do Sul, Corupá, Criciúma, Forquilhinha, Grão Pará, Guaramirim, Içara, Imaruí, Jaraguá do Sul, Lauro Müller, Maracajá, Meleiro, Mirim Doce, Morro Grande, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Passo de Torres, Pedras Grandes, Siderópolis, Tubarão e Urussanga.