A Cruz Vermelha em Brasília e em Minas Gerais suspendeu nesta segunda-feira (24/1), temporariamente, a arrecadação de doações para as vítimas das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro. Em nota divulgada no site da Cruz Vermelha brasileira, o presidente da entidade em Brasília informou que há um grande número de doações já feitas e que a prioridade agora é transportá-las até o Rio por uma questão de logística.
A solidariedade com os moradores que sobreviveram às enchentes e delizamentos de terra que mataram mais de 800 pessoas no Rio, bateu recordes em Minas e surpreendeu no Distrito Federal, onde foram arrecadadas e enviadas, em pouco mais de uma semana de campanha, 124 toneladas de produtos. Nesta terça-feira (25), mais 12 toneladas de mantimentos, água, produtos de limpeza e roupas serão enviadas para a região serrana.
De acordo com Valdécio Fonseca, coordenador do departamento de voluntariado da Cruz Vermelha de Brasília, ainda restam cerca de 75 toneladas no Minas Tênis Clube para serem enviadas. "Só no primeiro dia, arrecadamos mais de 4.800 litros de água e 8 toneladas e alimentos e material de higiene. Foi muita doação em pouco mais de uma semana. Foi muito bom", avaliou Fonseca.
Todas as doações foram transportadas com ajuda da Polícia Rodociária Federal, da Força Aérea Brasileira, da empresa Voetur e da Brassol. O Corpo de Bombeiros auxiliou na coleta de todas as doações. Trabalham como voluntários, cerca de 50 pessoas todos os dias desde o dia 15 de janeiro.
Minas Gerais
Em Minas, a Cruz Vermelha teve uma arrecadação recorde em 96 anos de atividades. Desde o início da campanha, em novembro, foram arrecadadas 636,984 toneladas de donativos enviados às regiões afetadas de Minas e do Rio de Janeiro.
[SAIBAMAIS]Como no DF, o próximo passo é a triagem e envio de outras 200 toneladas de alimentos, produtos de higiene, materiais de limpeza e outros itens que devem ser encaminhados nas próximas semanas aos moradores das cidades atingidas por temporais. O trabalho de arrecadação envolveu 1.170 voluntários em três postos da Cruz Vermelha. Foram atendidas sete cidades de Minas Gerais e duas do Rio de Janeiro, além do suporte à Defesa Civil mineira, que atende os mais de 80 municípios em situação de emergência.
Empresas privadas também ajudaram as vítimas das enchentes e enxurradas no Rio com doações. A empresa de consórcio, seguro e turismo, Bancorbrás, enviou para Teresópolis, por meio da Defesa Civil do Estado, mais de 60 toneladas de donativos. Foram mais de 100 mil produtos de primeira necessidade como alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza e mais de 28 mil litros de água potável.
Doação em dinheiro
A doação de mantimentos, roupas e produtos de limpeza foi suspensa, mas a Cruz Vermelha continua arrecadando doações em dinheiro. Quem ainda quiser ajudar as famílias da região serrana pode depositar na conta da Cruz Vermelha Nacional.
Veja como ajudar:
Banco: Banco do Brasil
Agência: 1611-x
Conta corrente: 80.000-7
Nome: C VERMELHA BRAS