Brasil

Mais de 117 mil candidatos foram classificados para bolsas do (ProUni)

postado em 29/01/2011 09:20
Foi divulgada ontem a lista dos alunos pré-selecionados para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação (MEC) ; 117.644 candidatos foram classificados para as mais de 123 mil bolsas de estudo disponíveis neste primeiro semestre. As vagas que não preenchidas serão disputadas na segunda etapa do programa. Os alunos têm até a próxima sexta-feira para apresentar, nas faculdades em que garantiram aprovação, toda a documentação que comprova os dados da inscrição.

O resultado do processo seletivo pode ser consultado no portal do MEC ou pelo telefone 0800-616161 (ligação gratuita). A classificação dos alunos é feita com base nas notas obtidas no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nas opções de curso e faculdade feitas pelo candidato no momento da inscrição. A lista com os documentos que devem ser apresentados também está disponível na página eletrônica do ministério e pode ser acessada pelo endereço http://siteprouni.mec.gov.br/documentacao.html.

Filipe Ferracin, 18 anos, conseguiu classificação para estudar direito com bolsa parcial no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). ;Direito foi a minha primeira opção, e fiquei contente em conseguir a vaga;, conta. Ele já começou a preparação de todos os documentos que precisam ser apresentados. ;Sei que o governo é rigoroso com a análise dos comprovantes, mas estou confiante;, diz.

Mais de um milhão de alunos participaram na seleção nacional. Cerca de 1,5 mil instituições privadas de ensino superior aderiram ao programa que oferece 80.520 bolsas integrais, para alunos com renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio, e 42.650 bolsas parciais de 50%, para aqueles com renda familiar por pessoa de até três salários mínimos. No Distrito Federal, 18.855 alunos concorreram a vagas do programa e 3.155 foram pré-selecionados na primeira chamada. Das mais de 3 mil vagas destinadas à região, 507 são para o curso de administração e 507, para o curso de direito.

Outra chance
As vagas não preenchidas, por desistência do convocado ou não cumpimento dos requisitos exigidos, são destinadas à segunda chamada, que ocorre em 11 de fevereiro. Para preencher as vagas que ainda assim não foram ocupadas, está prevista a segunda etapa do ProUni. A partir de 21 de fevereiro serão abertas novas inscrições. Tanto aqueles que não conseguiram classificação na primeira e na segunda chamada quanto os alunos que não se inscrevera m na primeira etapa podem usufruir dessa segunda chance.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação