Brasil

Gêmeas nascem com 49 horas de diferença em Florianópolis

postado em 31/01/2011 20:06
Um caso raro na medicina aconteceu neste fim de semana no Hospital Universitário (HU) em Florianópolis (SC). Gêmeas nasceram com 49 horas de diferença entre o parto de uma e de outra. As irmãs são prematuras e pesam pouco mais de 700 gramas cada.

A primeira menina, Josiane Vitória, nasceu na quinta-feira (27), por volta das 23h10, após 24 semanas de gestação. No domingo (30), à 0h30, a mãe das gêmeas, Ellen de Oliveira, de 17 anos, deu à luz segunda menina, chamada Helena.

Segundo o chefe de obstetrícia do HU, Alberto Trapani, gêmeos normalmente nascem com minutos ou poucas horas de diferença. Em 15 anos e após mais de 20 mil partos, foi a primeira vez que um caso como este aconteceu no HU.

Após o nascimento de Josiane, a mãe parou de sentir contrações. Como os bebês estavam em placentas diferentes, foi possível esperar pelo segundo parto.

"No momento elas estão na UTI neonatal, ligadas a aparelhos. É uma fase inicial em que elas estão bem, mas é um pouco cedo para a gente fazer uma previsão a longo prazo", explica Trapani.

A mãe das crianças está ansiosa pela alta das meninas. "A expectativa é de que elas saiam logo da UTI, porque eu não vejo a hora de pegá-las no colo" diz Ellen.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação