Brasil

Casas interditadas em Areal, no RJ, serão vistoriadas amanhã

postado em 03/02/2011 14:14
Rio de Janeiro - Cerca de 200 casas foram interditadas pela Defesa Civil no município de Areal, na região serrana do Rio de Janeiro, que também foi atingido pelas fortes chuvas no início do mês passado. De acordo com a prefeitura, amanhã (4) técnicos da Defesa Civil Municipal e da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio (Emop) começam a fazer uma nova vistoria nesses imóveis para definir quais precisarão ser demolidos.

;Provavelmente o trabalho vai ser feito simultaneamente. Quando os técnicos verificarem que o solo continua se movendo e que a casa não está estabilizada, as máquinas da Emop devem começar a demolir;, explicou o engenheiro Juvenal Brasil, responsável pela Defesa Civil municipal.

Para atender a população que ficou desabrigada, o engenheiro da prefeitura lembrou que serão construídas 250 casas pelo governo do estado do Rio. Ainda não há previsão para entrega das chaves, mas, segundo Brasil, já começaram as desapropriações de imóveis nos terrenos escolhidos para receber as novas construções.

Em Areal, a chuva castigou principalmente cinco bairros: Amazonas, Afonsina, Alberto Torres, Gaby e o centro da cidade. Muitas ruas ficaram alagadas por causa da cheia do Rio Piabanha, que corta o município. Pelo menos 800 pessoas ainda estão desabrigadas ou desalojadas.

Na cidade, não houve mortes em consequência das inundações ou deslizamentos de terra porque, de acordo com a prefeitura, os moradores foram avisados para sair das casas em áreas de risco por um carro de som.

Em toda a região serrana, o número de mortes, de acordo com a Polícia Civil, já passa de 870. Já os desabrigados e desalojados somam aproximadamente 30 mil pessoas, segundo balanço da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação