Um apagão de grandes proporções atingiu sete estados do Nordeste por volta das 00h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (3/2). Há relatos de escuridão em Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte e Piauí. O único estado poupado da falta de energia elétrica foi o Maranhão.
De acordo com técnicos da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), o problema teria sido uma pane na linha de transmissão localizada entre entre Sobradinho (BA) e Petrolândia (PE), que desarmou a subestação Luiz Gonzaga, instalada no território pernambucano. Como as demais redes são ligadas em cadeia, a falta de energia elétrica afetou outros estados do Nordeste. O presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Dilton da Conti, disse que o desligamento das usinas, interligadas, é feito de forma automática para proteger o sistema. Mas ainda não se sabe o que provocou a pane.
Mas segundo o diretor de operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, Mozart Bandeira Arnaud, a causa do apagão teve origem dentro da subestação Luiz Gonzaga devido a uma falha no circuito eletrônico.
O presidente da Chesf disse que não tem os números exatos do que foi afetado pelo apagão e que as usinas de Xingó, Sobradinho e Itaparica já voltaram a funcionar e, consequentemente, as subestações de diversos Estados.
Só depois de duas horas, por volta da 1h de sexta-feira, em algumas cidades, como Fortaleza, Recife e Salvador, o abastecimento começou a ser restabelecido em vários pontos. A Coelce, empresa que fornece energia elétrica para o Ceará, informou por volta das 3h30 através do Twitter que a luz já tinha sido restabelecida em todo o estado.
Em fevereiro de 2010, todos os estados do Nordeste foram atingidos por um apagão, por cerca de 40 minutos, causado por um problema nas linhas de transmissão que cortam as regiões Norte e Sudeste. Em 2009, 18 estados brasileiros tiveram o fornecimento de energia interrompido.
Bahia
Segundo o site do jornal A Tarde, a luz acabou em Salvador por volta das 20h30, atingindo todos os bairros. Ainda segundo o diário, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) teria mapeado um problema em uma linha de transmissão entre Sobradinho (BA) e a cidade de Petrolândia (PE), que saiu de operação, desarmando a substação da Usina Hidrelétrica de Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga.
O blecaute em Salvador atingiu o Parque de Exposições e atrasou o show da cantora Ivete Sangalo no Festival de Verão. Mas segundo a organização do evento, nenhum show foi cancelado graças à estrutura de geradores preparada para atender situações de emergência.
Pernambuco
Em Recife, várias manifestações de violência foram observadas durante o apagão. No bairro de Peixinhos, em Olinda, bandidos bloquearam a via com pneus incendiados e assaltaram os motoristas que passaram pelo local. No bairro da Boa Vista, também houve vários relatos de assaltos. O fotógrafo do Diario de Pernambuco, Paulo Paiva, flagrou o momento em que um pedestre estava sendo assaltado.
Centenas de relatos da falta de energia foram postados no Twitter. Em Recife, os primeiros bairros que tiveram o abastecimento de luz restabelecidos foram Boa Vista, Torre, Derby, Afogados, Estância, Casa Amarela, Arruda, Pina, Graças, Cordeiro, Iputinga, Engenho do Meio, Jaqueira, Parnamirim, Tamarineira, Encruzilhada, San Martin, Bairro do Recife, algumas localidades de Boa Viagem, Imbiribeira, bairro do Janga (em Paulista) além do município de Moreno.
Com informações do Diário de Pernambuco e Zero Hora