Brasil

França anuncia nova busca do Airbus A330

Agência France-Presse
postado em 04/02/2011 10:41
PARIS - A quarta operação de busca do Airbus A330 da Air France que caiu em 1; de junho de 2009 no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo, quando fazia um voo Rio-Paris. começará em 20 de março em uma vasta zona ainda não explorada, anunciou o Escritório de Investigações e Análises (BEA) francês.

"O navio de exploração ;Alucia; zarpará do porto de Seattle (Estados Unidos) no início de fevereiro rumo ao porto de Suape (Pernambuco) através do Canal do Panamá. No local embarcará o ;Remus; (veículo submarino) do Geomar (Instituto Oceanográfico alemão) e os integrantes na expedição", destacou o BEA, organismo francês responsável pelas investigações do acidente.

A equipe partirá em 15 de março para a zona de de buscas, onde chegará cinco dias depois, de acordo com um comunicado do BEA, vinculado ao ministério francês dos Transportes.

Esta quarta operação de buscas da aeronave, que pode prosseguir até julho, acontecerá em três etapas de 36 dias cada.

Desta vez, os investigadores decidiram "explorar de forma sistemática uma área de 10.000 km2". A zona ainda não foi explorada.

"Se localizarmos os destroços do avião, o BEA ativará imediatamente a quinta etapa, que será retirá-los do mar", completa o comunicado.

Até hoje, apenas 3% do avião e menos de 50 corpos foram recuperados.

O BEA considera que uma falha nas sondas (sensores de velocidade) Pitot da fabricante francesa Thales foi um dos fatores do acidente, mas considera que a explicação definitiva só poderá ser obtida com as caixas pretas do avião.

Em 2009, parentes das vítimas - entre elas 72 francesas e 59 brasileiras - entraram com ação na justiça francesa para exigir uma investigação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação