postado em 05/02/2011 22:59
Pancadas fortes de chuva atingiram cidades do Rio Grande do Sul na tarde deste sábado (5/2). Na Região Metropolitana, choveu por mais de uma hora em municípios como Cahoeirinha, Alvorada, Viamão e Gravataí, onde um córrego transbordou.Segundo o funcionário público João Soares Silva, morador da cidade, a chuva forte arrastou lixo e cobriu carros estacionados nas ruas do bairro Morada do Vale I. A água invadiu casas também no bairro Bom Sucesso, onde, de acordo com o estudante Rafael Santos Pereira, 21 anos, os bueiros entupidos impediram o escoamento da água.
Conforme o secretário de segurança de Gravataí e coordenador da Defesa Civil da cidade Sander Eduardo Gomes, equipes da Guarda Municipal foram deslocadas para estes bairros, com o objetivo de acompanhar os possíveis estragos causados pela chuva. Apesar dos alagamentos, apenas duas famílias ficaram desabrigadas no munícipio.
"A Guarda Municipal é articuladora do trabalho da Defesa Civil em Gravataí e está monitorando a região da Morada do Vale e outras, que costumam apresentar problemas na vazão da água quando chove em excesso", explica Gomes.
Em Cachoeirinha, moradores tiveram transtornos com os alagamentos que invadiram as casas no bairro Fátima e Nova Cachoeirinha. A artesã Rendina dos Santos Silvano tentava varrer a água para fora da sala, quando teve que mobilizar a família para matar um rato que saiu do esgoto e tentava entrar na residência: "Não dá mais para aguentar isso. É a terceira vez em menos de duas semanas que a chuva invade as casas aqui".
Em Alvorada e Viamão, também atingidos pela chuva deste sábado, 140 moradores continuam sem luz em função do temporal que atingiu a região no final da tarde de sexta-feira. Cerca de 25 mil casas e estabelecimentos comerciais ficaram sem água neste sábado.
Em Porto Alegre, o céu ficou nublado durante a tarde e não se descarta a possibilidade de pancadas no decorrer da noite. A temperatura máxima registrada na Capital gaúcha neste sábado foi de 34,4;C.
Interior
Algumas cidades do interior do Estado registraram temporais também na tarde deste sábado. Segundo a Somar Meteorologia, as chuvas foram isoladas e espalhadas por diversas regiões do RS.
Os maiores volumes foram registrados em Caçapava do Sul (36 mm), São Borja (45,6mm), Quaraí (27,4mm) e Passo Fundo (20,8mm). Pancadas mais fracas atingiram os municípios de Alegrete (12mm), Canela (6mm), Capão da Canoa (5mm), Passo Fundo (6mm) e Cruz Alta (4mm).
A temperatura máxima do Estado neste sábado foi registrada em São Gabriel, na Fronteira Oeste, onde fez 36;C. A mínima foi de 17;C em São José dos Ausentes.