Rio de Janeiro - O município de Nova Friburgo ; o mais castigado pelas fortes chuvas e avalanches de terra que arrasaram a região serrana do Rio de Janeiro no dia 12 de janeiro passado - pode ter tido a primeira morte causada pela leptospirose, embora a Secretaria de Saúde não confirme a informação oficialmente.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Nova Friburgo, o paciente, cujo nome não foi divulgado, morreu ontem (6). Ele estava no grupo de 90 pessoas com notificação de suspeita de leptospirose, transmitida pela urina de rato. No entanto, o nome do paciente não constava dos 40 casos confirmados da doença até o momento. Amanhã, as autoridades sanitárias do município devem divulgar a causa da morte do homem.
A prefeitura informou que ;há indícios fortes da possibilidade do surgimento de inúmeros outros casos da doença, natural em tragédias como a que ocorreu na região, mas que não pode afirmar a existência ainda de um surto de leptospirose no município;.
Já o município de Teresópolis, também castigado pelas chuvas no dia 12 de janeiro, que mataram quase 900 pessoas, confirmou a existência de cinco casos de leptospirose.