Brasil

Relatório sobre apagão no Nordeste deve ficar pronto até sexta-feira

postado em 09/02/2011 16:21
O ministro Edison Lobão quer que o Relatório de Análise de Perturbação (RAP) sobre as causas do apagão da última sexta-feira (4), que atingiu oito estados da Região Nordeste, seja concluído ainda esta semana pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Segundo nota divulgada hoje (9) pelo Ministério de Minas e Energia, o documento vai incluir os resultados das análises e as recomendações para aprimorar os procedimentos de segurança, inclusive quanto ao tempo de restabelecimento do sistema.

[SAIBAMAIS]Lobão também recomendou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que faça uma fiscalização extraordinária nas principais subestações do Sistema Interligado Nacional, principalmente para aferir a funcionalidade dos sistemas de proteção.

A nota do ministério reafirma que o apagão teve origem em uma falha do sistema de proteção da Subestação Luiz Gonzaga, em Pernambuco, que ocasionou o desligamento imediato de todas as linhas de transmissão conectadas a essa subestação. Além disso, segundo a nota, no momento em que aconteceu essa falha havia uma linha de transmissão desligada em caráter de urgência, para manutenção.

;Na sequência, desligaram-se automaticamente as linhas de interligação dos sistemas Norte e Sudeste, que levam energia ao Nordeste, isolando o sistema da Região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional. Em consequência, houve desequilíbrio no sistema elétrico e o desligamento de energia nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará;, diz o comunicado.

O ministério também ressaltou que a equipe técnica enviada ao local constatou que o plano de manutenção da subestação estava rigorosamente em dia e que o equipamento de proteção no qual se originou a perturbação havia sido inspecionado em outubro de 2010.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação