Brasil

Apagão em São Paulo foi causado pelo desligamento de transformadores

postado em 09/02/2011 19:01
O Ministério de Minas e Energia informou que o blecaute que atingiu parte da cidade de São Paulo nesta terça-feira (8/2) foi causado pelo desligamento de todos os transformadores da Subestação Bandeirantes, de propriedade da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep).

[SAIBAMAIS]Segundo nota do Ministério, o transformador número 3 da subestação foi desligado por causa do sistema de proteção de temperatura enquanto o desligamento dos outros dois transformadores decorreu de sobrecarga. Os três transformadores já se encontram normalizados e em operação.

O restabelecimento da energia começou 12 minutos após o apagão, com o retorno dos transformadores 1 e 2. O transformador 3 permaneceu indisponível. A segunda interrupção ocorreu 1 hora e 26 minutos após a primeira ocorrência, envolvendo novamente o desligamento de toda a transformação da mesma subestação. Dessa vez, o processo de restabelecimento da energia foi reiniciado quatro minutos após a ocorrência.

A nota também informa que uma nova subestação deverá entrar em operação em fevereiro do ano que vem, o que irá aumentar a capacidade e a confiabilidade no suprimento de energia elétrica na região suprida pela Subestação Bandeirantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação