Brasil

Dengue faz o Amazonas decretar estado de emergência em nove municípios

postado em 10/02/2011 20:08
Nove municípios do Amazonas estão em estado de emergência por causa do alto índice de casos de dengue. Manaus, Humaitá, Nova Olinda do Norte, Barcelos, Lábrea, Tefé, Coari, Codajás e Itacoatiara ainda precisam definir planos emergenciais para combater a doença.

De acordo com o governo do Amazonas, a associação do número de casos com o índice de infestação no mês de janeiro em todos os nove municípios indica gravidade epidemiológica e exige atuação imediata.

O último boletim epidemiológico do estado revela que, desde 1; de janeiro, foram notificados 4.671 casos de dengue, sendo 1.173 confirmados. O número de notificações já alcança o total de casos confirmados em 2010 (4.182) e representa a metade dos registros de 2008 (8,5 mil). O Amazonas confirmou ainda seis mortes por dengue.

Manaus é o município com o maior número de notificações (3.082), além de 1.161 casos confirmados. Em Tefé, as notificações chegaram a 526, embora haja apenas um caso confirmado da doença. Em Coari, há 185 casos notificados e em Lábrea, 170.

Os planos emergenciais devem considerar o cenário atual e conter estratégias para intensificar as ações nas áreas de vigilância epidemiológica, atenção ao paciente, controle do mosquito, mobilização social, notificação de casos, capacitação de pessoal, interação institucional e coleta de lixo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação