Brasil

Operação Guilhotina da PF caça policiais ligados ao crime no Rio

postado em 11/02/2011 15:32
Rio de Janeiro - A Operação Guilhotina, da Polícia Federal (PF), foi responsável pela prisão, hoje (11/2), de 16 policiais militares e seis policiais civis do Rio de Janeiro. Todos são acusados de envolvimento com traficantes de drogas e armas, milícias, vazamento de informações e exploração de jogos ilegais. Até o momento, 28 pessoas foram presas. De acordo com a PF, ainda faltam cumprir 17 mandados de prisão.

A investigação começou em 2009, com o vazamento de informações de outra operação da policia que tinha o objetivo de prender um dos chefes do tráfico de drogas da Favela da Rocinha (zona sul da cidade). A partir daí, informantes e escutas telefônicas levaram a polícia aos suspeitos.

Entre os foragidos está o delegado Carlos Antônio Luiz de Oliveira, que há pouco mais de um mês assumiu o cargo de subsecretário de Operações da Secretaria Especial da Ordem Pública. Em nota, a prefeitura informou que Oliveira vai ser demitido.

Já o chefe da Polícia Civil, Alan Turnowski, foi intimado a comparecer na Superintendência da PF para depor como testemunha. Em contrapartida, o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, reiterou a sua confiança em Turnowski. ;O doutor Alan goza da minha confiança. Ele está sendo ouvido aqui. O que eu não vou fazer é juízo de valor precipitado;, disse Beltrame.

Ainda de acordo com Beltrame, o problema da corrupção policial no Rio de Janeiro é antigo e sério. ;Polícia nenhuma do mundo vai virar uma página enquanto tiver nos seus cargos esse tipo de gente [policiais bandidos];, afirmou o secretário.

O superintendente da Polícia Federal no Rio, Ângelo Gióia, ressaltou que alguns dos policiais denunciados também estão envolvidos em roubos e achaques após a ocupação do complexo de favelas do Alemão, na zona norte da cidade. "Quando você pensa em uma ocupação, como foi a do Complexo do Alemão, você tem grupos diversos naquela área. Eles [os policiais acusados] trabalhavam garimpando, subtraindo, levando para casa, revendendo, devolvendo aos traficantes e a outros criminosos;, explicou Gióia.

A Operação Guilhotina conta com 380 agentes da PF e 200 policiais das forças estaduais, além de helicópteros e lanchas. Segundo a PF, a primeira parte do inquérito se encerra em 10 dias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação