Brasil

Mafioso italiano é preso em Fortaleza

Francesco Salzano, apontado como um dos líderes da Camorra, vivia com a namorada em um flat na capital do Ceará. Ele é acusado de três assassinatos

postado em 12/02/2011 09:05
A Polícia Federal no Ceará prendeu ontem, em Fortaleza, um dos mais procurados integrantes da máfia napolitana, a Camorra. O italiano Francesco Salzano, 38 anos, apontado como um dos líderes da máfia que atua no sul da Itália, estava no Brasil desde maio do ano passado, quando entrou no país na condição de turista pelo aeroporto da capital cearense. O Tribunal Penal de Nápoles expediu em 2010 um mandado de prisão contra o mafioso, sob a acusação de envolvimento com três assassinatos, que teriam ligação com questões internas da organização criminosa.

Ao Correio, o representante regional da Interpol no Ceará, o delegado da PF Thomás Wlassak, contou que o nome de Salzano foi incluído pela polícia italiana na difusão vermelha da Interpol, rede da qual 186 países fazem parte e têm acesso ao alerta sobre a procura de uma pessoa foragida. De acordo com o delegado, o Supremo Tribunal Federal (STF) expediu um mandado de prisão contra o italiano, em dezembro do ano passado, depois de a Itália formular um pedido com base em fortes indícios de que o mafioso estaria escondido no Brasil.

A prisão aconteceu na manhã de ontem, enquanto Francesco Salzano tomava café da manhã em uma loja de conveniência, de um posto de gasolina, localizado próximo ao flat em que ele estava hospedado, no bairro de Meireles, em Fortaleza. Segundo o delegado da PF, a prisão só foi possível a partir de uma cooperação entre Brasil e Itália, com o uso da inteligência e forte vigilância.

Por meio de grampos telefônicos feitos pela Justiça italiana foi possível concluir que Salzano estava em Fortaleza. Nas ligações, ele falava com pessoas próximas na Itália e, em uma delas, a polícia descobriu que houve uma transferência de dinheiro de uma pessoa ligada à máfia para a conta de uma senhora brasileira, cujo nome não foi divulgado. ;Foi um trabalho extremamente de inteligência. Tínhamos poucas informações ao sermos comunicados pela Interpol em Brasília, entre elas o apelido de uma namorada e um número de telefone;, disse Wlassak.

De acordo com o delegado, o italiano vivia normalmente na casa da namorada brasileira, de ;vinte e poucos anos;. Ao ser abordado por policiais federais, Salzano não reagiu. Ele está preso na Superintendência da PF, onde aguardará o julgamento do processo de extradição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação