Brasil

Para recuperar a imagem do Rio, Cabral exalta a nova chefe da Polícia Civil

Nova chefe promete rigor com os agentes e fortalecimento da corregedoria. Primeiro ato de Martha Rocha foi anunciar mudanças na equipe

postado em 17/02/2011 07:00
A primeira mulher a ocupar o cargo de chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Martha Rocha, foi o foco do debate relacionado à segurança pública, ao longo do dia de ontem. A delegada assumiu o posto e, de imediato, definiu estratégias prioritárias para o melhor funcionamento da polícia estadual: o cumprimento de metas e resultados, a garantia da lisura de policiais e o fortalecimento da corregedoria.

Martha foi nomeada oficialmente ontem, com a publicação de um decreto do governador Sérgio Cabral no Diário Oficial. A nomeação ocorreu paralelamente à exoneração do delegado Allan Turnowski, que deixou o cargo após desdobramentos da Operação Guilhotina ; conduzida pela Polícia Federal, pela Secretaria de Segurança Pública do Rio e pelo Ministério Público Estadual ; e de uma ação de investigação na Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) coordenada pelo próprio ex-chefe de polícia.

A delegada nomeada recebeu a primeira aprovação pública do governador do estado, que enfatizou benefícios de uma presença feminina no cargo: ;A doutora Martha Rocha vai cumprir a missão dela com a doçura e a bravura de uma mulher, porque quando a mulher precisa é mais corajosa do que o homem;, disse, em compromisso oficial. Cabral frisou que a delegada tem credibilidade e reconhecimento dentro da Polícia Civil.

O secretário de segurança, José Mariano Beltrame, já havia anunciado a chegada de Martha com afagos: ;A delegada tem uma história de 29 anos de polícia. Será muito difícil por estar substituindo um grande policial, um homem que deixou a sua marca. Mas ela é uma pessoa que está plenamente afinada com os propósitos e os horizontes que nós temos de segurança pública. Fiz várias consultas e pesquisas e o nome da senhora foi praticamente uma unanimidade;, disse, no anúncio de sua chegada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação