Brasil

Mostra aborda identidades e diferenças entre Brasil, Portugal e África

postado em 19/02/2011 10:11
Rio de Janeiro - As identidades e diferenças entre o Brasil, a África lusófona e Portugal, na arte e na cultura, estão em cartaz até 17 de abril, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. O projeto Terceira Metade reúne exposições, mostra de cinema, seminário, lançamento de um livro e de um site, numa iniciativa que conta com o apoio do Ministério da Cultura.

De acordo com Marta Mestre, uma das curadoras do Terceira Metade, o projeto parte da ideia de olhar para três geografias que sempre estiveram unidas, não só por sua história, mas pela língua e, mais que isso, por um diálogo em comum. ;Além da cultura baseada na língua portuguesa, também compartilhamos imagens, patrimônios simbólicos, políticas culturais, profissionais de cultura que circulam de um lado para o outro;. Ela explicou que ideia de uma ;terceira metade;, que dá nome ao projeto, remete à ideia de ;um lugar alternativo para a cultura, à margem do olhar ocidental, europeu;.

Um dos destaques da programação é a mostra que reúne trabalhos da artista brasileira Tatiana Blass, do português Manuel Caeiro e do angolano Yonamine. Eles criaram obras - pinturas, instalações e vídeos ; especialmente para a exposição, mas que interagem com a arquitetura modernista do MAM.

O Terceira Metade também terá um espaço dedicado a uma exposição de obras de fotógrafos africanos que fazem parte do acervo do colecionador Gilberto Chateaubriand. Ainda dentro do projeto, será promovido, nos dias 29 e 30 de março, um seminário sobre as relações e as formas de representação da cultura no eixo Brasil, África e Europa. O evento vai reunir curadores de arte, pesquisadores, economistas, antropólogos e escritores.

A programação completa do projeto está disponível nos sites www.terceirametade.com.br e www.mamrio.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação