Brasil

PE: Chuva não esfria ânimo dos foliões no "aquecimento" para o carnaval

Blocos tradicionais e bandas famosas alegraram o domingo

postado em 21/02/2011 08:31
Adaíra Sene

Olinda (PE) ; Virgens de Verdade e à prova d;água. Nem a chuva e a lama na orla de Olinda (PE) foram capazes de diminuir a alegria de milhares de foliões que foram às ruas acompanhar um dos mais tradicionais blocos carnavalescos da cidade e fazer história na maior prévia de carnaval do estado. Seguindo os trios elétricos, pernambucanos e turistas aproveitaram a festa, que teve atrações de todas as regiões do país no domingo.

No compasso do frevo, do forró, do pagode e até mesmo do boi-bumbá, quem foi para a praia pôde brincar despreocupado. De acordo com a Polícia Militar, foram registrados apenas cinco furtos, um roubo e uma posse de entorpecentes nos três postos de comando montados especialmente para o evento.

Enquanto Calypso, Alceu Valença, Elba Ramalho, André Rio, Nena Queiroga, Gustavo Travassos, Almir Rouche, Molejo, Garota Safada, Boi Garantido e Caprichoso, Chicabana, Ninha, Pixote e Aviões do Forró comandavam a festa dos trios, a multidão não se importava com a chuva que não dava trégua. ;Essa edição está muito maior do que as outras. É o quarto ano que venho. Nem mesmo essa água toda poderia me impedir de estar aqui. Sou virgem, e de verdade;, brincou o comerciante Maxwell José da Silva, 24 anos.

Entre os rapazes que seguravam os tênis pela sola, marca registrada da festa, também estava o operador de telemarketing Felipe Melo, 25 anos. Acompanhado dos colegas Renato Guedes, 23, e Danilo Oliveira, 24, Felipe mostrou que é ;preciso ser muito macho para desfilar de vestidinho; pela avenida. ;É tudo uma brincadeira que virou tradição. No carnaval de Olinda, para as Virgens de Verdade têm que se vestir de mulher mesmo. Depois, volta tudo ao normal.;

Delírio

Entre as várias atrações, o trio elétrico da Banda Calypso levou a multidão ao delírio. Quando a vocalista Joelma e o guitarrista Chimbinha tomaram a frente do carro, cantando os maiores sucesso do grupo, o ânimo dos foliões ganhou fôlego, apesar da lama que sujava as pernas do público.

O promotor de eventos Rafael Rodrigues, 25 anos, homenageou Joelma, vestindo-se igual a ela. ;Sou fã do Calypso. Tomei banho de lama, estou todo sujo e suado, mas não importa. Por Joelma, faço qualquer coisa;, declarou.

A Polícia Militar deslocou um efetivo de 1.299 homens para fazer a ronda ostensiva durante a festividade. ;Tivemos sete ocorrências encaminhadas à delegacia, além de algumas agressões que apartamos, sem maiores complicações. Podemos considerar a festa normal e sem problemas;, informou o comandante Paulo Figueiredo, do 1; Batalhão da Polícia Militar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação