postado em 21/02/2011 09:53
O município de Santa Maria do Herval encaminhará ainda hoje o decreto oficial de situação de emergência em função da forte chuva que atingiu a localidade na tarde de domingo. Segundo o prefeito Rodrigo Fritzen, o volume de chuva chegou a 200 mm em pouco mais de duas horas de precipitações e provocou estragos "nunca antes vistos na região". Na manhã desta segunda-feira, o prefeito percorre o interior do município para fazer um levantamento dos prejuízos causados pela chuva. De acordo com ele, as estruturas de pelo quatro pontes estão comprometidas e há cerca de 15 acessos à cidade bloqueados em função de quedas de barreiras e do transbordamento do rio Cadeia, que corta Santa Maria do Herval.
; A principal ponte, que dá acesso ao município está em meia pista, e outra ponte, que fica na localidade de Padre Eterno Baixo, caiu completamente. Nossa primeira medida será realizar a desobstrução das estradas e a recuperação destas pontes ; disse Frtizen.
A localidade de Padre Eterno Baixo foi uma das mais atingidas pelo temporal. Árvores foram arrancadas do solo e quatro aviários foram destruídos. Na Vila Kuntz, a água carregou tratores e assustou os moradores. Nesta segunda-feira não chove no local, mas ainda há água descendo dos morros e o estado de alerta continua.
Conforme o prefeito, ainda existem pontos de alagamento, mas não há pessoas desabrigadas. A volta às aulas da rede municipal e estadual que aconteceria nesta segunda-feira foi cancelada.
; Ainda não sabemos se vai ter aulas nesta terça-feira. Vamos nos reunir no início da tarde para ver qual é a situação das estradas e se é possível que as crianças cheguem às escolas ; revelou o prefeito.