Brasil

Senado celebra os 90 anos do jornal Folha de São Paulo

postado em 04/03/2011 14:02
O Senado tem sessão especial na segunda-feira (14/3), às 11h, para comemorar os 90 anos de fundação do jornal Folha de São Paulo. O requerimento solicitando o evento foi apresentado pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) e contou com apoio dos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e Aloysio Nunes (PSDB-SP).

Fundado no dia 19 de fevereiro de 1921, com o nome original de Folha da Noite, o jornal é considerado um dos mais importantes do país, ao lado de O Globo e O Estado de São Paulo.

Segundo Crivela, o jornal "tem milhares de fiéis leitores que o consagraram como um dos campeões brasileiros de circulação". Em entrevista à Agência Senado nesta sexta (4), o parlamentar pelo Rio de Janeiro afirmou que a "imprensa livre e solta que nos encanta" é, em grande parte, responsável pelo Brasil ser a 7; economia do mundo. Essa posição foi alcançada, segundo Crivella, devido à "inabalável alma brasileira, a generosidade cristã, o respeito aos direitos e o culto da liberdade".

Para Ricardo Ferraço, os 90 anos da Folha devem ser comemorados "por sua participação inquestionável na construção de democracia brasileira, por toda a contribuição que tem dado como veículo de comunicação ao longo de todo este tempo e por um posicionamento marcado pela firmeza e pela crítica independente".

História

Fundado no dia 19 de fevereiro de 1921, com o nome original de Folha da Noite, o jornal é considerado um dos mais influentes do país, ao lado de O Globo e O Estado de São Paulo.

Olival Costa e Pedro Cunha foram os fundadores do jornal. Em 1931, a publicação passou a ser dirigida por Alves de Lima, Diógenes de Lemos Azevedo, Guilherme de Almeida e Rubens do Amaral, e se chamava Folha da Manhã.

Em 1962, o jornal foi comprado por Carlos Caldeira Filho e Octavio Frias de Oliveira, cuja família ainda mantém o controle do grupo. Nesse mesmo ano, passou a se chamar Folha de São Paulo.

Em 1990, o grupo começou a investir na criação de novos produtos e suplementos, como a Revista da Folha, o caderno Folhateen e a TV Folha. Na década de 90, o grupo Folha passou a lançar brindes, dicionários e fascículos, como o Atlas da Folha, que reforçaram sua posição no mercado. Em maio de 2010, o jornal passou por mais uma reforma gráfica e reclassificou seus cadernos diários e suplementos semanais. A Folha divulgou em seu site um histórico sobre a existência do jornal, intitulado "Os 90 anos da Folha em nove atos".

A assessoria do senador Ricardo Ferraço informou, nesta sexta, que, representando a família Frias, proprietária da Folha, estarão presentes à sessão Octávio Frias Filho, diretor do jornal, e Maria Cristina Frias, colunista da Folha, filhos de Octávio Frias, já falecido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação