Brasil

Três pessoas morreram por causa de raios durante o período chuvoso em Minas

postado em 06/03/2011 18:37
A chuva continua em Minas Gerais, neste feriado, e mesmo não intimidando os foliões que curtem o carnaval, as águas deixam rastros de prejuízo. Nas estradas, muitos acidentes, nas cidades, enxurradas, inundações e deslizamentos. Em Minas, 128 cidades já decretaram situação de emergência desde o início do período chuvoso. De acordo com a Defesa Civil, foram 17 mortes relacionadas à chuvas e mais três causadas por raios.

A incidência de descargas elétricas no estado deixa um alerta para os riscos. As descargas podem passar por antenas de TV, torres, árvores, varais, redes telefônicas e cercas de arame, quando não são seccionados e aterrados e causar danos em equipamentos e instalações elétricas. Alguns cuidados podem evitar o efeito dos raios, como a proteção de prédios com o uso de para-raios.

No dia 24 de novembro de 2010, Edriana Maia de Oliveira, de 34 anos, estava na janela de casa, em Araçaí, na Região Central do estado. Ela observava a chuva, quando uma descarga atmosférica a atingiu, arremessando-a já sem vida contra o marido. O homem ainda tentou reanimá-la, mas Edriana não resistiu.

Em Frutal, no Triângulo Mineiro, outra pessoa morreu vítima de raio. Idelvan Neves, de 29 anos, foi atingido durante um temporal no dia 24 de janeiro deste ano. Ele sofreu queimaduras em todo o corpo.

Em Olhos d;água, no Norte de Minas, Nourival de Jesus Batista, de 45 anos, foi atingido por uma descarga atmosférica que caiu sobre um alojamento da empresa onde ele trabalhava. No momento do acidente a vítima estava escovando os dentes dentro do banheiro, o raio atravessou o cômodo e atingiu Nourival.

Um temporal em 28 de fevereiro em Belo Horizonte e Região Metropolitana trouxe um registro elevado de raios. Segundo a Cemig, 484 raios atingiram a Grande BH durante as chuvas. Na capital foram 59 ocorrências em apenas meia hora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação