Brasil

Entenda a enxurrada que castiga a região sul do RS

postado em 10/03/2011 17:11
A enxurrada provocada pela forte chuva que atingiu os municípios da região sul do Estado entre a tarde de quarta-feira e hoje foi provocada por uma combinação de mar aquecido, muita umidade e instabilidade, que encontrou um bloqueio natural e ficou localizada sobre a região costeira. Dessa forma, aumentou o risco de enchentes na área.

"É uma situação muito parecida com o que aconteceu em Blumenau, em 2009, que pescadores e alguns estudos chamam de lestada. Ventos úmidos que sopram do mar em direção ao continente encontram uma barreira natural, que é a serra geral, no nosso planalto sul. Essa umidade fica parada nessa serra", explica o meteorologista da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) Glauco Freitas, que está auxiliando o trabalho da Defesa Civil do RS.

[SAIBAMAIS]"Nosso mar está muito aquecido, com cerca de 2;C acima da média que é de cerca de 24;C/25;C. A umidade sobe com a evaporação, bate o vento nordeste e joga essa umidade em direção ao continente, mas o sistema não anda por causa desse bloqueio", completa ele.

Segundo o meteorologista, já choveu pelo menos 186 mm em Rio Grande, das 9h de quarta-feira até as 16h de hoje, conforme a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na cidade. Para se ter uma ideia, é esperado cerca de 110 mm no mês em Rio Grande e São Lourenço do Sul, que não tem estação do Inmet.

"A gente estima que tenha chovido em São Lourenço praticamente essa mesma quantidade de Rio Grande. A situação continua crítica. Segue chovendo e a tendência é que os volumes aumentem ainda mais na região", alerta Freitas.

Na Grande Porto Alegre, Serra e Litoral também há risco de pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas, com chance de vento forte de mais de 70km/h e granizo.

Confira a nota divulgada pelo meteorologista no site da Defesa Civil do RS:

"O verão é o período típico de formação de tempestades em função do calor que intensifica e favorece as instabilidades. Isto ocorre devido às áreas de instabilidade que se organizam e ganham forças vindas do mar. Entre hoje e sexta-feira existem condições de volumes altos de chuva e vento forte em algumas cidades costeiras e regiões próximas, especialmente na zona sul do Estado. Este sistema, por estar sobre o oceano, recebe umidades que provocam sua intensificação. Desta forma, as localidades costeiras estarão mais sujeitas a essas instabilidades. No norte, a grande quantidade de umidade somada ao calor, também requer muita atenção."

A enxurrada
Uma forte chuva atingiu os municípios da região sul do Rio Grande do Sul entre a tarde de quarta-feira e hoje. Centenas de famílias tiveram de deixar suas casas. Duas pontes da BR-116 ficaram submersas durante a madrugada, nos km 471 e 468, entre São Lourenço do Sul e Turuçu. O trecho foi interrompido e a polícia rodoviária recomenda desvio pela BR-290.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação