Brasil

Moradores de regiões atingidas por enchentes no RS contabilizam prejuízos

postado em 11/03/2011 10:46
Nas primeiras horas da manhã, moradores tentavam reconstruir suas casas e contabilizar os prejuízos causados pela maior tragédia da história de São Lourenço do Sul. O trabalho é feito em meio à chuva, que recomeçou na madrugada desta sexta-feira.

O agricultor Fernando Helmes que saio em um trator ontem para socorrer a sogra, que mora sozinha teve o veículos arrastado pela enxurrada. Helmes também teve que esperar por socorro.

; Ainda não sei quanto será preciso para recuperar esse trator ; conta o agricultor.

Segundo o morador Vilson Dias da Silva, a chuva forte também arrastou por 15 metros a canoa Tamandaré, uma embarcação quase centenária que pesa 30 toneladas.

; Para recuperar essa canoa teremos um prejuízo de quase R$ 10 mil ; afirma o carpinteiro, proprietário de um estaleiro.

Além da canoa, pequenas embarcações e um veleiro em construção também foram danificados dentro do estaleiro.

No centro da cidade, a chuva destruiu parcialmente a academia Iron Hide. Paulo Azevedo de Azevedo, 25 anos, estima um prejuízo de R$ 25 mil.

; Esteiras, equipamentos de musculação, tudo ficou submerso.

O dinheiro não é o principal problema, segundo Azevedo. Ele acredita que com os estragos a procura pelos serviços será reduzida.

; Tínhamos 200 alunos. Agora muita gente vai largar a academia porque perdeu suas casas e não terá como continuar pagando ; lamenta ele.

O clima na cidade é de consternação e de medo pelo risco de novas enxurradas. A chuva forte atingiu a região entre a tarde de quarta-feira e a madrugada de quinta. O volume de chuva provocou enchentes e atingiu milhares de construções. A Defesa Civil registrava até as 10h desta sexta-feira, oito mortes.

A previsão da Central de Meteorologia é de que as chuvas continuem castigando a região. Os maiores acumulados são esperados para o noroeste, centro e sul do RS, região mais atingida nesta quinta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação