;Os prejuízos são muito grandes na produção agrícola, principalmente na de soja, onde se estima uma perda entre 25% a 30%;, disse Bezerra. ;Também há muitos problemas de infraestrutura rodoviária, com perda de pontes e estradas vicinais.;
[SAIBAMAIS]Os R$ 5 milhões para cada um dos dois estados estarão à disposição nas contas dos governos na próxima segunda-feira (14), afirmou o ministro. O dinheiro deve ser empregado em ações emergenciais para atender famílias desabrigadas e desalojadas pelos temporais.
;Esse recurso é para reforçar a capacidade de resposta dos governos estaduais. A prioridade é atender as famílias desalojadas que precisam de medicamentos, comida e abrigos. E também apoio para compra de combustíveis para fornecimento de energia;, disse Bezerra.
O dinheiro anunciado hoje para os dois estados do Centro-Oeste virá do crédito extraordinário de R$ 700 milhões autorizado por meio de medida provisória editada em janeiro para socorrer municípios atingidos por chuvas e estiagens.
De acordo com o ministro da Integração, os gastos com reparação de infraestrutura e medidas de apoio ao produtores rurais serão discutidos na próxima semana em reuniões com os governadores de Mato Grosso, Silval Barbosa, e de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, em Brasília.