Brasil

Chuva forte deve atingir novamente a Região Sul entre quarta e quinta-feira

postado em 12/03/2011 09:30
Na próxima semana, a instabilidade segue sobre o Estado e entre quarta e quinta-feira deve voltar a chover bastante no sul e no leste do RS. Na região de São Lourenço, onde nesta semana uma enxurrada provocou estragos e mortes, um novo sistema de baixa pressão atmosférica deve fazer o volume de chuva ficar entre 60 e 80 mm.

; O fenômeno é o mesmo que aconteceu nesta semana, não chega a ser um ciclone extratropical, mas deve voltar a chover forte ; explica a meteorologista Estael Sias, da Central de Meteorologia da RBS.

Na segunda e na terça-feira, antes da instabilidade retornar, o tempo será seco em todo o Estado e as temperaturas mínimas ficam abaixo dos 10;C em grande parte dos municípios.

Neste sábado, o sol aparece no RS, favorecendo a rápida elevação das temperaturas e provocando sensação de abafamento, já que o índice de umidade é alto. Durante a tarde, áreas de instabilidade associadas ao avanço de uma frente fria provocam pancadas de chuva pelo Estado com risco de chuva forte em áreas localizadas, podendo inclusive ocorrer temporais na metade norte e na Região Metropolitana. As temperaturas máximas devem chegar a 35;C no Oeste e Noroeste e a 28;C na Capital.

No domingo, a passagem de uma frente fria causa o aumento de nuvens na maior parte das regiões com previsão de pancadas de chuva em qualquer momento do dia no leste e no sul. Já entre o centro e o oeste, o tempo vai ser seco na maior parte do dia com baixo risco de chuva. O calor segue forte pelo interior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação