Brasil

Chuvas de março deixam 17 municípios em estado de emergência em SC

postado em 14/03/2011 13:53
As chuvas de março atingiram mais de 583 mil pessoas, em Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil do estado, 10.983 catarinenses estão desalojados, pois tiveram as casas atingidas por deslizamentos e enxurradas. Mais de 500 famílias perderam tudo e precisaram ser encaminhadas para abrigos. Até a noite de ontem, 17 municípios do Vale do Itajaí já haviam decretado estado de emergência. Em Guabiruba, município a 130km de Florianópolis, 18,5 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e o número de casas atingidas chega a 3 mil. Em Camboriú, a forte chuva provocou diversos pontos de alagamento e deixou 102 pessoas desalojadas. A enchente foi agravada pela maré alta.

O município de Brusque, que fica a 100km da capital, foi uma das cidades mais atingidas pelos temporais. Devido ao grande volume de chuva que caiu no fim de semana, rios transbordaram e alagaram vários pontos do município. Trezentas pessoas estão desalojadas e 113 tiveram que passar a noite em abrigos.

Em Blumenau, o Corpo de Bombeiros entrou em ação para resgatar pessoas que ficaram presas dentro de um táxi. O veículo foi arrastado pela correnteza e os ocupantes ; três adultos e duas crianças ; não conseguiram sair. Os bombeiros precisaram usar um caminhão na operação porque a força das águas estava muito forte. As chuvas na região interromperam os voos no aeroporto de Navegantes durante quase todo o fim de semana. No fim da noite de ontem, as operações voltaram à normalidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação