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PB: Agência do Banco do Brasil é interditada após idoso morrer na fila

postado em 15/03/2011 16:11
Vanessa Furtado
O Norte


O Procon estadual em parceria com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) interditou por 48 horas a agência do Banco do Brasil do município de Cajazeiras, distante 461 km de João Pessoa. A ação aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 15, após o Procon-PB flagrar a agência desrespeitando a lei municipal 1.233/99, que regulamento o tempo de atendimento nas filas bancárias.

De acordo com Klébia Ludgério, secretária executiva do Procon-PB, a interdição foi necessária uma vez que o desrespeito aos consumidores é constante na agência. ;O Procon-PB recebeu desde 2008 várias denúncias de clientes que estavam passando várias horas nas filas, aguardando atendimento. O Banco do Brasil foi autuado e multado diversas vezes, tendo pago algumas multas e em outros casos não se preocupou sequer em apresentar defesa;, contou a secretária.

Ainda segundo ela a interdição vai durar 48 horas, prazo para que a gerência apresente um relatório, com medidas para solucionar o problema. ;Os consumidores estão cansados do desrespeito e através de uma Ação Civil Pública, cobra atitude e para isso estamos aqui;, informou Klébia.

A ação do Procon-PB e do MPPB acontece neste dia 15 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional do Consumidor e, de acordo com a secretária, operações como essa acontecerão durante todo o ano e em agências de todo o estado. ;Iniciamos as ações em cajazeiras, pelo volume de denúncias apresentadas ao Procon-PB e também porque no dia 2 de março, um idoso faleceu após passar mais de 1 hora aguardando atendimento, mas em breve outras agências serão fiscalizadas e interditadas;, disse.

A lei municipal 1.233/99 em Cajazeiras estabelece o tempo de espera de 20 minutos em dias normais e de 30 minutos em dias de pagamento do funcionalismo público e em vésperas e pós-feriados. Caso o Banco do Brasil não apresente o relatório com medidas efetivas para solucionar o problema poderá ser multada em até R$ 3 milhões e agência pode ser fechava por até 10 dias.

A assessoria de comunicação do Banco do Brasil informou ao Portal O Norte Online que está acompanhando a ação na agência de Cajazeiras e que até o fim desta terça-feira, dia 15, vai emitir uma nota a todas as empresas de comunicação com maiores esclarecimentos sobre o caso.

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